Talvez você não se dê conta, mas, com certeza, já viu várias propagandas, dos mais variados produtos, que utilizam crianças nos papéis de adultos. Publicidades bem feitas, às vezes, engraçadas e que acabam mexendo com o emocional. Pois bem, esse é o objetivo. Porém, você já parou para pensar no efeito que isso tem na […]
Edição: 818
A presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo PT, disse nesta sexta-feira que a regulação econômica da mídia será um dos temas de um eventual segundo mandato e que o país “está maduro” para isso, acrescentando que parte da mídia tem papel de oposição no Brasil e mesmo assim ela não pretende regular o […]
O “Data+Design” é um ebook (em inglês) que conta com a colaboraçåo de mais de 50 voluntários, os quais criaram esta obra para explicar de forma simples e direta – principalmente para quem não tem formação especializada – como coletar e interpretar dados. Os capítulos são repletos de gráficos e de exemplos práticos, tudo muito […]
Fiquei emocionado com a entrevista conseguida pelo jornalista Alberto Dines com o ex-delegado Claudio Guerra (ver “O matador arrependido”). Fazia muito tempo que eu não ouvia uma matéria jornalística tão bem apresentada e dirigida e, acima de tudo, verdadeira. Se, como diz o Dines, a verdade é sempre um objeto de busca, dessa vez chegou-se […]
Em nosso tempo, onde a força midiática que embala a necessidade obsessiva de consumo se uniu à propagação atômica das redes sociais, a vaidade reveste-se numa espécie de religiosidade indispensável. A máxima de René Descartes (“Penso, logo existo”) se torna anacrônica diante de um mundo onde aparecer é o verdadeiro ato que comprova a existência. […]
Mais que um teórico, o sociólogo italiano Domenico De Masi é exemplo de que o “ócio criativo” – coexistência de trabalho, aprendizado e lazer – é possível. Numa longa conversa com o Globo, esteve sempre sereno e, por vezes, repetiu: “estamos produzindo, mas estudando e nos divertindo”. Crítico da atual organização laboral, ele enxerga as […]
O jargão spin doctors, expressão de língua inglesa destacada no título deste artigo, significa especialistas em distorcer contextos, no caso, em favor de um candidato conforme nos chama a atenção o restante do título. E o jornalismo eleitoral tem-se propagado desta forma. Quem não se lembra das eleições para presidente dos Estados Unidos em 2000? […]
Em tom de campanha eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff abriu a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na quarta-feira, 24/9, deixando o item de governança de Internet em segundo plano – e em último lugar no discurso. Dilma relembrou a proposta, em conjunto com a chanceler alemã Angela Merkel, de debater o tema […]
A primeira vez que se ouviu falar em quarto poder no Brasil foi por volta de 1823. Depois que o imperador mandou fechar a Assembleia Nacional Constituinte no tapa, um grupo de áulicos redigiu a carta constitucional do país. Ela ficou conhecida como a Constituição do Império, mas era uma carta outorgada pelo monarca. Ela […]
Para fazer um bom jornalismo, ter uma lista de contatos organizada é indispensável. E embora muitas pessoas tenham aderido à troca de contatos digitais, há uma boa quantidade de profissionais que ainda prefere a velha e boa troca de cartões de visita. Para evitar que seus cartões se amontoem e se percam, uma boa opção […]
Os jornais retratavam, na manhã de terça-feira (30/9), a expectativa geral sobre a pesquisa de intenção de voto que poderia indicar a consolidação da tendência observada há três semanas: o quadro mostra a sólida ascensão da candidatura da presidente Dilma Rousseff e o refluxo da onda Marina Silva. Os números podem indicar uma definição da […]