Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 819

A imprensa na margem de erro

A assessoria de imprensa do Ibope faz reparos ao comentário produzido neste Observatório na última segunda-feira (6/10). Sob o título “A pesquisa desmoralizada”, o observador registrava a corrida dos dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa na tentativa de aproximar suas previsões da realidade mostrada pelas urnas. Claramente, a análise das intenções de voto […]

O jornalismo de torcida

Mesmo que daqui a poucas horas a candidata derrotada Marina Silva (PSB) venha a declarar seu apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial, o jornalismo já colheu novo vexame com a precipitação de dar como certo o anúncio da ex-senadora até a quinta-feira (9/10). O endosso ao senador não ocorreu, embora […]

Convergência e pancadaria

Nas manchetes, a drástica divisão do país com o empate técnico entre os candidatos majoritários. Nos palanques, uma fúria da qual não escapa a chefe da nação (teoricamente a presidente, ou presidenta, de todos os brasileiros, correligionários ou não). Quase escondida – sem holofotes, órfã de entusiasmos – a distante quimera que se converte em […]

A agenda oculta

Encerra-se a primeira das três semanas cruciais para a imprensa brasileira. Nesta sexta-feira (10/10), as manchetes dos diários de papel são uma reprodução fiel do Jornal Nacional apresentado pela TV Globo na véspera: ali está aberta a agenda que a mídia oposicionista quer ver cumprida até o dia 26. Depois disso, seja qual for o […]

Mídia e pensamento

São tremendos os desafios da era digital colocados diante dos responsáveis pela mídia gutenberguiana. Ela está deixando de ser o suporte principal de notícias, análises, comentários, opiniões. Trata-se de um processo que ocorre mais ou menos rapidamente segundo o país, a região, a classe socioeconômica, a educação, a cultura (conceito que inclui as técnicas) etc. […]

A hipocrisia no trato do aborto

A lei seca nos Estados Unidos desenvolveu as máfias, estimulou a corrupção policial e não acabou com o alcoolismo. A criminalização do aborto no Brasil é a responsável direta pela morte de uma mulher a cada dois dias em clínicas clandestinas ou “consultórios” improvisados. Por ano calcula-se que no Brasil praticam-se de 800 mil a […]

O volume morto da imprensa

Começa na quinta-feira (9/10) um teste definitivo para a mídia tradicional do Brasil. Agora que a alternativa Marina Silva foi descartada, os principais grupos empresariais de comunicação estarão em confronto aberto com o Partido dos Trabalhadores, que controla há doze anos o poder central. O cenário é o da eleição presidencial em segundo turno, no […]

Twitter processa governo por direito de revelar vigilância a usuários

O Twitter, maior plataforma de microblogging do mundo, abriu processo contra o governo dos EUA pelo direito de revelar a seus usuários todas as solicitações governamentais ligadas a questões de segurança nacional. O Twitter alega que as restrições do Departamento de Justiça a respeito do que a empresa pode dizer publicamente quando é solicitada a […]

A pauta das inguinorãças

Há um mito generalizado segundo o qual a imprensa faz a narrativa dos fatos mais relevantes de seu tempo. Essa crença ainda sustenta o poder de influência que tem os profissionais de jornalismo a serviço das empresas de comunicação hegemônicas, e de certa forma explica o fato de a mídia tradicional ainda controlar quase toda […]

Tabloide pede união de britânicos contra o Estado Islâmico

O tabloide britânico The Sun deixou de lado, pelo menos por um dia, o sensacionalismo para dar destaque a uma campanha contra o Estado Islâmico. Na edição de quarta-feira [8/10], o jornal faz um apelo para que os britânicos – independente de sua fé – se unam para “derrotar os fanáticos” do grupo terrorista. No […]

Notas para uma agenda

Completada a primeira fase do processo de escolha de novos chefes de governo (estaduais e federal) assim como dos respectivos legisladores, já é possível discernir alguns itens a serem incorporados a um debate sobre a desejada reforma eleitoral. O chamado “horário eleitoral gratuito” instituído em 1965, no primeiro ano da ditadura militar, exige atualizações, sobretudo […]

O círculo vicioso das manipulações

Na expectativa das alianças que irão recompor as forças partidárias para o segundo turno da eleição presidencial, os jornais apresentam aos leitores um jogo de adivinhações que tenta dissimular suas preferências políticas. Daqui para a frente, seja qual for o movimento das peças, tudo será levado ao propósito maior da mídia tradicional, que é recompor […]

A experiência dos jornais murais em Alto Araguaia

De um lado, presenciamos uma inevitável crise da imprensa escrita em escala global, causada, entre tantos fatores, pela mudança geracional entre os leitores de jornais nas últimas quatro décadas e pela inércia das próprias redações em se adequar às novas tendências do mercado editorial – convergência digital, transmidiação. O que, segundo Phillip Meyer (Os jornais […]

O papel do rádio na fábrica da desconstrução

Desconstrução virou a palavra da moda. Foi muito utilizada para criticar a propaganda negativa do PT contra a candidatura Marina Silva. Como ando muito de táxi, acompanho diariamente as atividades de uma outra fábrica de desconstrução, bem mais antiga e poderosa, que não está no radar dos nossos analistas e da qual quase ninguém fala. […]

O colapso da criatividade

Observando o cenário nacional e focando nos jovens escritores, o que vemos é um painel que nos remete ao século 19, quando os importados da língua francesa e inglesa trouxeram as primeiras sementes de fertilidade para os autores brasileiros. O que testemunhamos hoje são aqueles mesmos romances adocicados, moralizantes (alguns, com viés evangélico), a exacerbação […]

A publicidade hoje

No campo contemporâneo da comunicação, observam-se cuidados especiais no preparo de divulgação de produtos, marcas e/ou serviços. Estratégias discursivas equacionam as peças publicitárias com artimanhas elaboradas para impulsionar circulação da informação que, assim, gera a venda. O que aproxima publicidade, propaganda e marketing. Segundo Canclini (2008, p. 14), a publicidade tem “a tarefa de provocar […]

Yahoo e eBay voltam às origens

Um banqueiro de investimentos ousado pode apresentar uma justificativa estratégica para combinar duas empresas de praticamente quaisquer áreas sob um único teto corporativo. Mas no mundo da tecnologia, transformar companhias em crescimento em organizações maduras é sempre algo propenso à instabilidade. As necessidades da empresa emergente frequentemente estão em segundo plano diante das necessidades da […]

Os jornais locais sempre ajudaram suas comunidades

Em meus tempos de repórter iniciante, logo aprendi que o jornalismo local é muito mais que a simples veiculação de uma notícia. O mais importante é oferecer informação, seguramente a chave mestra deste trabalho. Mas o jornal realmente se fortalece quando age em nome dos leitores. É forçar as coisas se rotularmos essa ação de […]

Segundo turno para a imprensa

É a quarta eleição presidencial consecutiva com petistas e tucanos se enfrentando no segundo turno. Antes dessa série, Fernando Henrique (PSDB) venceu duas disputas no primeiro turno tendo Lula (PT) como o principal adversário. Consolidou-se nos últimos 20 anos uma espécie de bipartidarismo –com o PMDB e as outras legendas fisiológicas pendendo para quem vencer– […]

Análise tática de futebol no jornalismo esportivo

O livro “Análise tática de futebol no jornalismo esportivo”, de Eduardo Cecconi – analista de Desempenho do Grêmio – foi criado visando suprir a ausência de material relacionado ao assunto. O autor aborda desde conceitos básicos do futebol, passando por sistemas táticos, até um método de análise dos jogos. Fundamental para quem precisa escrever sobre […]