Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 819

Atraso regulatório para a proteção de dados pessoais

Não há clareza sobre as regras de proteção dos dados pessoais no Brasil. Consequentemente, o Judiciário está sendo provocado a decidir casos complexos e compatibilizar o direito à privacidade com a existência de bancos de dados de consumo, cuja realidade “é um dado inextirpável de uma economia fundada nas relações massificadas de crédito”, nos termos […]

Ello desafia Facebook

Na semana em que o Orkut chega ao fim, a rede social que mais tem sido comentada atende por outro nome: Ello. Assunto não só aqui, mas no mundo todo, o Ello ganhou destaque ao se colocar no mercado como uma plataforma “anti-Facebook”, o que significa, de acordo com o manifesto publicado em seu site, […]

Da música ao esporte

Os meios culturais costumam fazer uma divisão que opõe o mundo da cultura de massas ao submundo das expressões alternativas: o chamado mainstream (em tradução livre, “corrente principal”) compõe a grande cena da cultura popular, enquanto o underground (“debaixo do chão”) representa o pequeno cenário de artistas desconhecidos pela maioria da população. Essa polarização é […]

‘A América Latina deve se preparar para o tsunami digital’

O presidente executivo do PRISA, Juan Luis Cebrián, disse na quinta-feira [2/10] que a “América Latina deve se preparar para o tsunami digital” que já atingiu a Europa e os Estados Unidos mudando radicalmente o panorama dos veículos de comunicação e a indústria cultural, tanto nos seus modelos de negócio como em sua relação com os […]

Globo decide não falar mais sobre metas de audiência

A Globo levará adiante o novo discurso de quem não liga mais para a “audiência”. Segundo fontes da emissora, a ordem é para que diretores e autores não falem mais publicamente sobre metas de audiência de programas e não façam comparativos com anos anteriores. Basta olhar o passado para entender a mudança de discurso: de […]

O estupro no discurso da mídia

É muito comum vermos notícias de estupro e violência sexual no nosso cotidiano. Não tão evidente é a postura que a mídia toma ao falar desses casos. No entanto, após uma rápida pesquisa, podemos perceber que, de uma maneira geral, há um perigoso padrão que guia a cobertura de notícias dessa natureza. Um primeiro aspecto […]

Adeus, Orkut

O que falar dessa rede social que tanto conhecemos e “consideramos pacas”? Como adiantou a Folha em julho, o Orkut, parte importante da história da internet brasileira, deixa de existir hoje. Às 6h, o serviço dará lugar a um museu digital com os arquivos e discussões de todas as comunidades públicas –51 milhões ao todo. Batizado de […]

Os destaques

Alguns fatos desta eleição merecem destaque preliminar. Alguns deles por sua positividade e outros nem tanto. Por razão natural de sua consciência analítica um articulista deve pertencer a uma consciência também questionadora. Somente assim é possível despertar no amigo leitor suas próprias considerações. Este pequeno preâmbulo antecipa assuntos importantíssimos para a política brasileira. O primeiro […]

A economia de esforços na cobertura

Outubro começou com más notícias sobre o crescimento, tanto na frente interna quanto na externa, mas a imprensa, mais uma vez, deixou desarrumado o quebra-cabeça. Em agosto, a produção de bens de capital, isto é, de máquinas e equipamentos, foi 13,4% inferior à de um ano antes. De janeiro a agosto ficou 8,8% abaixo da […]

Por que as pessoas escrevem tão mal?

Por que tanta gente escreve tão mal? Por que é tão difícil entender uma decisão de governo, ou um artigo acadêmico, ou as instruções para configurar uma rede sem fio em casa? A explicação mais popular é que a prosa opaca é uma escolha deliberada. Burocratas insistem em fazer uso de jargões para cobrir sua […]

Os malabarismos para manter a TV paga

Se o salário é curto para chegar até o fim do mês, o consumidor está tentando dar um jeitinho para fazer cortes bem seletivos nas despesas e tentar manter a TV por assinatura. O serviço tem crescido entre o público de menor renda. Na classe C, passou de 13% dos assinantes em 2009 para 34% […]

La Cámpora distribui uma versão falsa do ‘Clarín’

La Cámpora, la agrupación hiperkirchnerista que conduce el hijo de la Presidenta, Máximo Kirchner, distribuyó ayer decenas de miles de ejemplares de un diario apócrifo, con el nombre, el logo y el diseño de Clarín. Los militantes camporistas fueron los encargados de distribuir los ejemplares en barrios de la Ciudad de Buenos Aires y también […]

‘Libertem o inhame’

Há tempos eu evitava esse momento. Desde o fim de junho, quando o Google divulgou que em setembro desativaria o Orkut, nunca mais o acessei. Não que eu fosse um usuário frequente nos últimos tempos, mas era confortante saber que ele estava lá. Eu fui uma celebridade no Orkut. Do tipo que é reconhecido no […]

O mais do mesmo maquiado de verde

Em todos os anos em que ocorrem eleições pipocam propagandas e autopromoções de jornais e revistas, que se dizem equilibrados, imparciais e, claro, defensores incontestáveis do quarto poder e, por assim dizer, da população. Prometem nobres coberturas e encomendam pesquisas incontestáveis – afinal, os números não mentem. Inocentes, como devemos ser, esperamos ansiosos por talisenção. […]

Repórteres ou missionários?

Você nunca foi ao Oriente Médio nem tem qualquer ligação pessoal com a região. É judeu, mas não tem família em Israel. Seus pais não são sionistas, mas pessoas de centro-esquerda da geração americana que lutou pelos direitos civis dos negros; nenhum dos dois jamais esteve em Israel. O que desperta seu interesse pelo Oriente […]

É preciso reformar o ‘jornalismo explicativo’

Em artigo para o The Washington Post, Henry Farrell, professor de ciências políticas e relações internacionais na Universidade George Washington, discute os rumos do que ele intitula “jornalismo explicativo”. De acordo com Farrell, enquanto o jornalismo convencional se firma em especialistas externos, podendo assim se proteger sob a aba de autoridade destes peritos para culpá-los […]

Brasil registra 19,24 milhões de assinantes em agosto

O Brasil fechou agosto de 2014 com 19,24 milhões de acessos de TV por assinatura, de acordo com balanço divulgado pela Anatel nesta quarta, 1º. A densidade do serviço auferida pela agência no final daquele mês foi de 29,41% dos domicílios brasileiros. Pelo segundo mês consecutivo, a plataforma DTH, embora tenha crescido mais em termos absolutos, perdeu […]

O ‘dr. Facebook’ está a caminho

O Facebook já sabe quem são seus amigos e o tipo de coisas que chamam sua atenção. Em breve, a companhia também poderá saber sobre seu estado de sua saúde. Nos calcanhares de outras empresas de tecnologia no Vale do Silício, como a Apple e o Google, o Facebook está detalhando seus primeiros passos no […]