Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Edição: 829

A orgulhosa vanguarda do atraso

Os dois jornais paulistas que dominam a cena da imprensa escrita no Brasil voltam a atenção para o território onde têm suas bases. O Estado de S. Paulo publica, na edição de segunda-feira (22/12), um novo painel sobre o aumento da criminalidade na capital e no interior. A Folha de S. Paulo, por sua vez, […]

O novo Novo Mundo

História é mudança e mudanças são empurradas por ventos arejadores ou tufões malignos. Guerras, revoluções, catástrofes, pestes e delírios movimentam a crônica da humanidade, mas também devoções, sonhos, necessidades e quimeras produzem tremendos e perenes sacolejos. Nos dois casos – para o bem ou para mal – são as circunstâncias, às vezes ínfimas, que decidem […]

Falta a Guerra Fria acabar no jornalismo

O restabelecimento de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, a despeito da permanência do bloqueio econômico, ainda que com o parafuso mais frouxo, merece mesmo os festejos dos povos separados geograficamente por escassas milhas náuticas e, por mais de meio século, por um oceano de desinteligências entre os seus governantes. Os presidentes Barack […]

Comunicação e democracia, tudo a ver

O principal extrato da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (íntegra aqui), divulgada na sexta-feira (19/12) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, revela que quase metade da população tem acesso à internet, e desse total 37% a utilizam todos os dias, com uma intensidade de quase 5 horas por dia. A televisão continua […]

O que passou e o que virá

A aproximação do fim do ano nos remete obrigatoriamente à questão da passagem do tempo: poderíamos fazê-lo todos os dias se, como nossos pais e avós, tivéssemos o salutar hábito da manter diários para rever e reviver o dia. A velocidade que impusemos às nossas existências nos veda este tipo de prazer. Até recentemente os […]

Transparência, mas nem tanto

Há sempre um pressuposto por trás da edição de um jornal? Sim, mas nem sempre é fácil descobrir a intenção que se dissimula num conjunto de notícias e textos opinativos. Eventualmente, a notícia se revela como um mero artifício para que seja publicada uma opinião existente a priori. No entanto, para a maioria dos leitores, […]

A mão que alimenta a mídia

A Folha de S. Paulo e o jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, venceram a ação movida contra a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), e o jornal paulista publica na edição de quarta-feira (17/12) reportagem sobre a evolução dos gastos do governo federal e empresas estatais com publicidade (ver aqui). O tema […]

Estúdio exige que imprensa não divulgue dados roubados

A Sony Pictures Entertainment advertiu organizações jornalísticas americanas para que não mais divulguem os dados corporativos vazados por crackers que invadiram seus sistemas. Em uma carta enviada a diversos órgãos de imprensa, incluindo o New York Times, o advogado da companhia, David Boies, caracterizou os documentos como “informação roubada” e pediu que todo o material […]

Papai Noel ensanguentado

A ópera Tosca, de Giacomo Puccini, foi encenada 46 vezes nos palcos brasileiros desde a estreia mundial, em janeiro de 1900. Mas só na última, que encerrou a temporada no sábado (13/12), no Theatro Municipal de São Paulo, a plateia, eletrizada, presenciou a tortura em cena, coisa inédita em todo mundo operístico. Como a montagem […]

Para superar a síndrome do vira-lata

Se for válido um consenso não oficial, isto é, algo não legitimado, mas que resta incrustado na intuição da sociedade, as únicas profissões que gerariam riqueza – dentro de um rol exemplificativo – seriam a medicina, o direito e a engenharia. O fato de uma pessoa se apresentar em uma dessas atividades já a coloca, […]

Ação questiona arrendamentos ilegais no rádio e na TV

A história é muito simples: uma empresa participa de uma licitação pública para explorar comercialmente um canal de TV (ou de rádio) e oferecer programação de conteúdos para a população. Para isso, existem pelo menos duas regras para se explorar comercialmente esse espaço público na TV e no rádio. A primeira regra diz que a […]

O futuro a nós pertence

Ninguém discute que a mídia está mudando. Jornal, revista, rádio e TV vivem transformações radicais, abruptas, disruptivas, desafiadoras –escolha o termo. Na era do “eu, mídia” não há mais zona de conforto para a mídia. Mesmo as novas plataformas são premidas a evoluir constantemente antes que a próxima grande coisa as ameace. No meio de […]

Pressa pelo lucro levou a ‘New Republic’ ao impasse

A revista The New Republic, fundada em 1914 e consolidada como um ícone intelectual da imprensa norte-americana, comemorou seu centenário da pior maneira possível: poucas semanas após uma festa de gala para celebrar o marco, veio o pedido de demissão de dois terços da redação. Comprada em 2012 pelo cofundador do Facebook Chris Hughes, a […]

Os novos caminhos do engajamento

Ao contrário dos prognósticos e previsões que diziam que as novas mídias e os hábitos do espectador representavam o fim dos mass media, o que se observa atualmente é uma adaptação dos meios de comunicação de massa ao cenário da convergência. Ao aglutinar algumas características da internet ao seu formato, a TV se atualiza diante […]

Lavou, enxugou, tá velho

O tempo passa, o tempo voa, garantia um anúncio antigo e famoso. Acredite: houve época em que o noticiário policial ocupava apenas uma parte do jornal, e raramente a parte mais nobre. Na TV e no rádio havia programas policiais, mas em horários próprios, específicos, nunca associados aos noticiários de interesse geral. Hoje, o jornal […]

O político, a mídia e o espetáculo

“Minha arma aqui na Câmara é minha palavra. Você tem que chamar atenção. Se não chamar, ninguém vai assistir você.” A frase é do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), em entrevista concedida na semana retrasada à Rádio Gaúcha, e exemplifica como a política acontece, cada vez mais, na onipresença da mídia. A comparação da palavra […]

TVs que alugam horário para igrejas são alvo do MPF

Pela primeira vez, o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), vai recorrer à Justiça para combater o mercado de aluguel de horário da programação de TV e rádio a igrejas. O alvo principal da ação são as emissoras que lucram arrendando partes de sua grade para igrejas, que hoje possuem presença maciça na programação […]

Tendências que poderão ter impacto no jornalismo em 2015

Aparelhos de vestir (wearables), realidade virtual e móvel modular são algumas palavras da moda que jornalistas podem acrescentar ao seu vernáculo.  A cada ano, a estrategista digital Amy Webb e sua empresa de consultoria, o Grupo Webbmedia, publicam uma lista de tendências de tecnologia para o próximo ano.  Apresentando um total de 55 tendências, o relatório desta ano explora uma […]