Se for válido um consenso não oficial, isto é, algo não legitimado, mas que resta incrustado na intuição da sociedade, as únicas profissões que gerariam riqueza – dentro de um rol exemplificativo – seriam a medicina, o direito e a engenharia. O fato de uma pessoa se apresentar em uma dessas atividades já a coloca, […]
Edição: 829
A história é muito simples: uma empresa participa de uma licitação pública para explorar comercialmente um canal de TV (ou de rádio) e oferecer programação de conteúdos para a população. Para isso, existem pelo menos duas regras para se explorar comercialmente esse espaço público na TV e no rádio. A primeira regra diz que a […]
Ninguém discute que a mídia está mudando. Jornal, revista, rádio e TV vivem transformações radicais, abruptas, disruptivas, desafiadoras –escolha o termo. Na era do “eu, mídia” não há mais zona de conforto para a mídia. Mesmo as novas plataformas são premidas a evoluir constantemente antes que a próxima grande coisa as ameace. No meio de […]
A revista The New Republic, fundada em 1914 e consolidada como um ícone intelectual da imprensa norte-americana, comemorou seu centenário da pior maneira possível: poucas semanas após uma festa de gala para celebrar o marco, veio o pedido de demissão de dois terços da redação. Comprada em 2012 pelo cofundador do Facebook Chris Hughes, a […]
Ao contrário dos prognósticos e previsões que diziam que as novas mídias e os hábitos do espectador representavam o fim dos mass media, o que se observa atualmente é uma adaptação dos meios de comunicação de massa ao cenário da convergência. Ao aglutinar algumas características da internet ao seu formato, a TV se atualiza diante […]
O tempo passa, o tempo voa, garantia um anúncio antigo e famoso. Acredite: houve época em que o noticiário policial ocupava apenas uma parte do jornal, e raramente a parte mais nobre. Na TV e no rádio havia programas policiais, mas em horários próprios, específicos, nunca associados aos noticiários de interesse geral. Hoje, o jornal […]
“Minha arma aqui na Câmara é minha palavra. Você tem que chamar atenção. Se não chamar, ninguém vai assistir você.” A frase é do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), em entrevista concedida na semana retrasada à Rádio Gaúcha, e exemplifica como a política acontece, cada vez mais, na onipresença da mídia. A comparação da palavra […]
Pela primeira vez, o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), vai recorrer à Justiça para combater o mercado de aluguel de horário da programação de TV e rádio a igrejas. O alvo principal da ação são as emissoras que lucram arrendando partes de sua grade para igrejas, que hoje possuem presença maciça na programação […]
Aparelhos de vestir (wearables), realidade virtual e móvel modular são algumas palavras da moda que jornalistas podem acrescentar ao seu vernáculo. A cada ano, a estrategista digital Amy Webb e sua empresa de consultoria, o Grupo Webbmedia, publicam uma lista de tendências de tecnologia para o próximo ano. Apresentando um total de 55 tendências, o relatório desta ano explora uma […]
A revista Rolling Stone provocou polêmica ao publicar uma reportagem sobre estupro ouvindo apenas um dos lados: o da vítima. Em 19/11, a revista divulgou um artigo de nove mil palavras sobre Jackie, uma caloura da Universidade da Virgínia que alega ter sofrido um estupro coletivo durante uma festa em uma república estudantil. A história […]
A televisão é um poderoso instrumento para criar ou difundir determinados estereótipos. Lembrando o pensamento marxiano, podemos afirmar que o conteúdo das emissoras brasileiras corresponde à ideologia da classe dominante. Desse modo, ao longo de seis décadas, as programações de nossos principais canais de televisão foram responsáveis por acentuar os estigmas de diversas minorias como […]
Há um senhor em Itabira que há 70 anos exerce no mesmo ponto um ofício quase extinto. Fui à loja dele e propus entrevistá-lo para O TREM Itabirano. Mostrou-se desconfiado, monossilábico, cabreiro. Argumentei: é uma maravilha poder trabalhar no que gosta por sete décadas. Puxou cadeira para ele e para mim. Emendei: imagine como era esta rua, este […]
O episódio lamentável em que o deputado Jair Bolsonaro, em discurso feito em 9 de dezembro último, repetiu afirmação antes feita em 2003, quando dissera não estuprar a deputada Maria do Rosário por que esta não merecia, reacendeu um debate na imprensa sobre o posicionamento considerado controverso do deputado e qual deveria ser sua punição. […]
1. Uma coisa é imprensa ou jornalismo. Outra coisa é mídia em geral: barbarismo anglicista que engloba o conjunto de atividades e tecnologias relacionadas à produção e, principalmente, reprodução e distribuição deespetáculos audiovisuais dos mais variados, a exemplo de programas de auditório ou de entrevistas, coberturas esportivas, shows musicais, novelas e séries dramatúrgicas de televisão, documentários produzidos ou não […]
Este artigo trata dos modelos de negócio aplicados ao jornalismo. Parte do pressuposto de que a política de comunicações no Brasil é concentradora e favorece o modelo comercial. Por isso, pretende identificar meios não convencionais de financiamento. Especificamente, diz respeito às formas de sustento de organizações jornalísticas que podem ser classificadas como alternativas, e os […]
Em uma nova onda de repressão a seguidores do clérigo Fethullah Gulen, crítico ao presidente Recep Tayyip Erdogan, autoridades turcas prenderam, no domingo [14/12], 24 pessoas, entre jornalistas, produtores de TV e policiais. De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, um tribunal emitiu 32 mandados de prisão para pessoas ligadas ao movimento do […]
Mais de seis décadas depois da estreia de “A Montanha dos Sete Abutres” (1951), é interessante ver como várias das “lições” de Chuck Tatum, o jornalista decadente e picareta vivido por Kirk Douglas, permanecem atuais. Fracassado em Nova York, ele vai parar em Albuquerque, no Novo México, onde ninguém conhece a sua má reputação. Diante […]