A retrospectiva publicada pela Folha de S. Paulo na edição de segunda-feira (29/12) apresenta 2014 como “o ano bipolar”. Trata-se de uma definição interessante, mas é também uma simplificação para o recente período de turbulências na agenda pública, em grande parte provocadas ou turbinadas pela própria imprensa. Como se sabe, há uma divisão concreta entre […]
Edição: 830
Nestes dias entre feriados, os principais jornais de circulação nacional chegam esquálidos aos seus leitores, recheados apenas com a minguada cota de textos e imagens suficientes para completar os cadernos regulamentares. Há poucos anúncios, alguns dos principais colunistas aproveitam para tirar férias e as corriqueiras tempestades de verão, que costumam apanhar milhares de turistas nas […]
A uma semana do encerramento deste que foi um dos anos mais intensos do jornalismo no Brasil, é preciso colocar em discussão uma questão que a imprensa evita o quanto pode: a linguagem jornalística dá conta de decifrar adequadamente a realidade? Analisada contra o cenário deteriorado da mídia brasileira, a pergunta pode parecer impertinente e […]
O excesso de pontuação pode prejudicar um livro? Segundo a Amazon, a resposta é: sim. O romance High moor 2: Moonstruck, do britânico Graeme Reynolds, foi removido do Kindle Store da Amazon porque seu autor usou muitos hifens. A informação é do The Guardian. O escritor lançou seu livro na plataforma em 2013, depois de […]
A ampliação de acesso a smartphones e tablets com rede de internet móvel levou a população a usar, cada vez mais, as redes sociais para expor ideias, argumentos, sentimentos, desabafos. Essa atuação na rede, embora democrática, preocupa pela exposição de fatos, na maioria das vezes, intolerantes. A mediação e a promoção a um debate democrático […]
O jornalismo de massa pode estar sendo questionado enquanto modelo de negócios, mas nunca como atividade essencial à lei mais fundamental do mundo: a da liberdade humana. Em 2014, uma eleição desgastante tratou de acentuar a polarização que já controla o Brasil há décadas. De um lado a outro, troca de acusações, farpas em todas […]
A Kantar Media, uma das empresas de pesquisa do grupo inglês WPP, anunciou ontem a compra do controle da brasileira Ibope Media, principal companhia de mediação de audiência no país. O negócio, que vinha sendo negociado há seis meses, acirrá a competição no mercado local, que ganhará a presença da GfK a partir do começo […]
Dias atrás, uma seção de revista semanal registrava a frase de uma moça para sua amiga num banheiro: “Eu me sinto tão livre quando saio com o carregador de celular!”. Isso pode ser entendido de várias formas, a exemplo de “liberdade é a comunicação instantânea e ininterrupta”, ou então “liberdade é poder reproduzir a própria […]
O processo para nomear o próximo editor-chefe dos jornais britânicos The Guardian e Observer incluirá um voto de jornalistas dos impressos do grupo e do site theguardian.com. Liz Forgan, a presidente da Scott Trust, proprietária dos títulos, divulgou o procedimento para escolher o sucessor de Alan Rusbridger, que deixará o cargo após vinte anos e […]
O lançamento na segunda [15/12] do site Rio: Passagens, projeto que reúne contos, poemas e vídeos sobre a cidade, foi cercado de polêmica. Dois dos autores convidados, o jornalista e escritor Fernando Molica e o escritor Marcelo Moutinho acusaram os responsáveis pelo projeto de censura. De acordo com os dois, a produtora Arrastão de Ideias, […]
Os escândalos da Petrobras, o relatório da Comissão da Verdade, a ciclofaixa em São Paulo e até a falta de decoro parlamentar de Jair Bolsonaro. Escolha qualquer tema do Brasil de hoje e tente se informar apenas pelas redes sociais. Você, provavelmente, ficará perdido. Vai encontrar argumentos e “notícias” publicadas sobre o mesmo assunto que […]
“O Brasil vive não somente uma crise moral, mas também a da razão. Talvez prepare o caminho para outra, maior e fatal. Algo é certo: o Brasil não está maduro para o jornalismo honesto.” (Assim termina a coluna de Mino Carta, na CartaCapital desta semana, publicada sob o título ”Gigolette em Estocolomo”, que vale a pena ler). […]
Assisti ao programa do Observatório na TV ontem à noite [16/12]. Ideia louvável, a de discutir os eventos de 2014 (ver aqui). Chamou a minha atenção as três (ou duas?) vezes em que o economista disse que a contemporaneidade é menos violenta do que outrora. Romano Sant’Anna ainda provocou dizendo ser necessário lembrar a violência […]
Para assinar uma revista semanal por um ano, o leitor brasileiro paga em média 430 reais. Em troca, recebe na sua casa o produto, um compilado das principais notícias selecionadas por editores que muitas vezes ele desconhece – e segundo critérios que raramente são explicitados de maneira aberta e transparente. O assinante tampouco tem alguma […]
Entre 7 de outubro e 12 de novembro de 2014, o Centro Internacional de Inovação em Governança (CIGI) entrevistou 23.376 usuários de internet em 24 países – incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão e China – para analisar as diferentes formas de supervisão e administração da web. Os questionários continham perguntas sobre […]
A conversa na ensolarada manhã de segunda-feira em um bar na região central de São Paulo começa de maneira despretensiosa. O jornalista Lucas Rossi e o repórter do Estado Ricardo Chapola bebem lentamente suas xícaras de café. Ambos não sabem ao certo quando e onde começou o interesse pela crônica, mas uma coisa é certa: […]
Termos de uso são chatíssimos, mas por algum motivo estranho eu gosto deles. É preciso reconhecer que as empresas têm feito um esforço em aumentar as letras pequenas e tornar as regras mais claras para os usuários, mas sejamos francos, quase ninguém os lê. E, mesmo se você souber eles de cor, pode ser surpreendido […]
A maioria da imprensa árabe – seja em versão impressa ou online – depende em grande parte das notícias que as agências nacionais ou internacionais produzem. O único investimento real é destinado a colunistas cujas opiniões e análises refletem a linha editorial especial da editora e dos proprietários do veículo. Este apoio desproporcional para colunistas em vez de repórteres pode ser […]
Thomas Mattson, editor-chefe do tabloide sueco “Expressen“, definiu uma meta ousada para a sua equipe no último verão (local): desenvolver, construir e lançar um site de notícias virais, nos moldes do BuzzFeed, em apenas duas semanas. Dentro do prazo, o jornal lançou o Omtalat, que significa “Falou” em sueco. Em pouco tempo, o “Expressen” seguindo […]
O poeta é um fingidor. O jornalista, um vendedor. Este vende tanto, tão completamente, que nem sente. Ou sente tarde. Jornalistas são, de fato, os melhores potenciais vendedores que você pode encontrar. Diariamente, ele vende sua pauta ao editor, diariamente tenta provar, no lead, por A+B, por que é importante aquela noticia existir, ou aquele […]