Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 832

O substantivo e o adjetivo

A futilidade de parte da mídia brasileira é algo impressionante. Se faltou cobertura de peso para a posse da presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira (1/1), sobraram matérias superficiais, ênfases em detalhes sem qualquer importância e, sobretudo, textos e comentários transpirando um certo ar de fofoca e de deboche. Atitudes próprias de empresas e profissionais que […]

A revista alternativa que se transformou em gigante da mídia

Num intervalo de suas atividades como o homem mais rico do mundo, perguntaram a sir Martin Sorrell qual seria a melhor maneira de compreender o panorama das novas mídias. O diretor-presidente do grupo WPP respondeu: “Visite o escritório da Vice Media.” E depois acrescentou: “Eles entendem como pensa a geração do milênio, o conteúdo que […]

Mais um ano de cachorro

Lá se foi mais um “ano de cachorro” para a internet… Calma! Há mais de uma interpretação para essa expressão, que é antiga e deve ter mais de 100 anos de existência (pelo calendário “canino”). É que para a rede 1 ano equivale cabalisticamente a 7 anos normais. Ou seja, em 1 ano humano a […]

A arte de planejar

O planejamento faz parte de qualquer atividade humana. Especialmente, o jornalismo. Sem antever reportagens, arquitetar as próximas edições do veículo em questão ou organizar estratégias de divulgação dos clientes, a comunicação perderia seu propósito. Planejar é ainda mais tangente quando se lida com um evento que mexe com as massas, seja esportivo, diplomático ou universitário […]

‘Washington Post’ será fornecedor de softwares

O The Washington Post quer se tornar um fornecedor de softwares para outras empresas de notícias, com o objetivo de desenvolver novas fontes de receitas e aumentar sua visibilidade como companhia de tecnologia. O jornal americano, que acelerou a busca por receitas digitais desde que foi comprado pelo CEO da Amazon Jeff Bezos por US$ […]

Site: MediaShift

O MediaShift se define como uma página que “explica como meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio, TV, música e filmes estão mudando junto ao rompimento digital e adaptando seus modelos de negócios para um mundo em rede mais móvel”. O website possui ótimas colunas e análises sempre atualizadas a respeito do Jornalismo no […]

O conservadorismo crítico de Otto Karpfen

Quando chegou ao Brasil, em 1939, o crítico literário e jornalista austríaco Otto Maria Carpeaux já era autor de três livros e uma série de artigos, que ele próprio se preocupou em excluir de sua bibliografia. Uma dessas obras é Caminhos para Roma – Aventura, queda e triunfo dos espíritos, que agora ganha edição brasileira […]

Playstation completa 20 anos como ícone da cultura pop

Um x, um quadrado, uma bolinha e um triângulo. Com esses símbolos nas mãos, milhões de pessoas em todo o mundo usaram o controle do Playstation para conduzir um tigre (Ratchet) e seu amigo robô (Clank) por animadas aventuras intergaláticas, lutando contra as mais variadas e estranhas criaturas. No primeiro semestre de 2015, a maior […]

Eu, você e todos nós

No segundo semestre do último ano, encontrei uma entre as últimas pessoas que não conheciam a palavra selfie. Foi Bibi Ferreira, de 92 anos, convidada do programa Roda Viva, da TV Cultura, do qual participei como entrevistadora. Selfie foi dicionarizada em 2014, depois de ter sido eleita a “palavra do ano” em 2013. Segundo o […]

State of the News Media 2014

O State of the News Media 2014 é a 11a. edição de um relatório anual lançado pelo Pew Research Center, voltado a analisar a paisagem do jornalismo americano. O estudo mais recente inclui relatórios especiais sobre a visão geral da receita gerada pela notícia, o crescimento da comunicação digital, o compartilhamento de conteúdo e o […]

Ao senhor presidente, com toda a franqueza

Espécie de grilo falante do presidente Lula em seu primeiro mandato, o jornalista Bernardo Kucinski revela em livro os comentários e conselhos que diariamente fazia chegar ao seu conhecimento. Os textos selecionados em Cartas a Lula, entregues em envelopes lacrados antes das 8h30, com frequência azedavam o dia do presidente. Foi o próprio Lula quem […]

O fim da era das senhas

Com os ataques contra dados como o da Sony, o maior ataque cibernético sofrido por uma empresa, ou o que sofreu a Apple há alguns meses, quando dezenas de fotos privadas de atrizes de Hollywood foram roubadas e difundidas por todos os cantos da rede, falar de Internet e segurança tornou-se quase um paradoxo, uma […]

Pinterest passará a ter propaganda em 2015

Numa rápida olhada, o álbum digital Pinterest parece o anti-Facebook. Não há páginas recheadas de rostos amigos e fotos de bebês, mas sim painéis coloridos com receitas, fotos de roupas e listas de compras de presentes para pessoas queridas. Mas o Pinterest quer se parecer com o Facebook num ponto específico: em breve, algumas das […]

Adoção de ‘paywall’ cresce e alavanca assinaturas

Em outubro passado, o jornal O Estado de S.Paulo tornou-se o décimo jornal do país a cobrar pelo conteúdo digital pelo sistema chamado de paywall (em inglês, muro de pagamento), desenvol­vido pelo The New York Times e adota­do pela Folha de S.Paulo e vários outros jornais. A adoção do paywall é um dos fato­res que […]

A Medusa contemporânea

O filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Zizek, no trecho final de seu discurso aos manifestantes do movimento Ocuppy Wall Street, afirma que “todos os principais termos que usamos para designar o conflito atual – ‘guerra ao terror’, ‘democracia e liberdade’, ‘direitos humanos’ etc. etc. – são termos falsos que mistificam nossa percepção da situação, em […]

Guerra de interpretações

“Foi a primeira grande calamidade do século 20, a calamidade da qual brotaram todas as outras.” Assim o historiador americano Fritz Stern definiu a Primeira Guerra Mundial. E isso não apenas porque mobilizou 65 milhões de soldados, deixando 20 milhões de mortos e 21 milhões de feridos, mas porque quando ela terminou um outro conflito […]

Como será o amanhã?

Num mesmo laboratório reúnem-se biólogos, físicos, engenheiros e programadores. Eles lidam com chips, DNA, sistema nervoso, robôs e o que mais de pioneiro a ciência puder oferecer. Juntos, com parte de suas experiências financiadas por instituições de ensino, todos buscam desenvolver novas ideias. Só que há uma diferença, discreta na forma, mas gigante no objetivo, […]

Réveillon na Av. Paulista

Vocês precisam desmentir o maior absurdo, em termos de mentira, que se repete ano após ano. Transformar um público de 40 a 50 mil pessoas (com muita boa vontade) em 2 milhões é uma ofensa e uma falta de caráter. A grande mídia participa da mentira, pois muitos participam da organização ou mesmo querem bajular […]

Sobre os aumentos de ônibus em SP

Ainda que parcial, a transformação da crítica de mídia em prática viciada de aficionados por agremiações políticas tem dificultado sobremaneira a produção de visões complexas e criteriosas acerca da atuação das empresas de comunicação no Brasil. A análise do comportamento da mídia nas últimas eleições presidenciais, por exemplo, foi particularmente prejudicada pela ação dessa crítica […]