Acompanho a repercussão do anúncio dos ministros para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff na linha do tempo do meu Facebook. Entre meus amigos virtuais, em geral inclinados à esquerda, a tônica geral dos que se expressam é de indignação, pelo menos decepção – sentimento mais que compreensível. É como me sinto também – […]
Edição: 832
A manchete menos caridosa sobre o discurso de posse da presidente Dilma Rousseff saiu no Globo: “Dilma recicla promessas e vê ‘inimigos externos’ da Petrobras”. O tom foi mantido no subtítulo: “Presidente lança lema ‘Brasil, pátria educadora’, que já tinha usado em 2013”. O pessoal fez a lição de casa e explorou bem o lema […]
O Paquistão ocupa o 158º lugar, entre 180 países, do Índice de Liberdade de Imprensa Mundial de 2014 da organização Repórteres Sem Fronteiras. Os grupos jornalísticos do país pertencem a famílias e todas as decisões são tomadas de forma unilateral – pouco importando se dizem respeito a marketing e finanças ou ao conteúdo editorial. A […]
Não foi preciso esperar nem um dia. Já no primeiro horário como ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini – aquele que se notabilizou como algoz de pessoas idosas quando esteve na Previdência – já disse a que veio: sua tarefa é controlar a imprensa. O “controle social da mídia”, ou “regulação econômica da mídia”, nome de […]
O ciberespaço é terra de ninguém. Nesta perspectiva de um ambiente livre da realidade física, muita gente se aventura em dar asas aos seus pensamentos, ações e desejos constrangedores ao livre arbítrio. O navegante se tornou elástico, plástico, criou suas necessidades de embrenhar-se em contatos com outras sociedades e outros contornos em se comunicar. Mas […]
A futilidade de parte da mídia brasileira é algo impressionante. Se faltou cobertura de peso para a posse da presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira (1/1), sobraram matérias superficiais, ênfases em detalhes sem qualquer importância e, sobretudo, textos e comentários transpirando um certo ar de fofoca e de deboche. Atitudes próprias de empresas e profissionais que […]
Num intervalo de suas atividades como o homem mais rico do mundo, perguntaram a sir Martin Sorrell qual seria a melhor maneira de compreender o panorama das novas mídias. O diretor-presidente do grupo WPP respondeu: “Visite o escritório da Vice Media.” E depois acrescentou: “Eles entendem como pensa a geração do milênio, o conteúdo que […]
Lá se foi mais um “ano de cachorro” para a internet… Calma! Há mais de uma interpretação para essa expressão, que é antiga e deve ter mais de 100 anos de existência (pelo calendário “canino”). É que para a rede 1 ano equivale cabalisticamente a 7 anos normais. Ou seja, em 1 ano humano a […]
O planejamento faz parte de qualquer atividade humana. Especialmente, o jornalismo. Sem antever reportagens, arquitetar as próximas edições do veículo em questão ou organizar estratégias de divulgação dos clientes, a comunicação perderia seu propósito. Planejar é ainda mais tangente quando se lida com um evento que mexe com as massas, seja esportivo, diplomático ou universitário […]
O The Washington Post quer se tornar um fornecedor de softwares para outras empresas de notícias, com o objetivo de desenvolver novas fontes de receitas e aumentar sua visibilidade como companhia de tecnologia. O jornal americano, que acelerou a busca por receitas digitais desde que foi comprado pelo CEO da Amazon Jeff Bezos por US$ […]
O MediaShift se define como uma página que “explica como meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio, TV, música e filmes estão mudando junto ao rompimento digital e adaptando seus modelos de negócios para um mundo em rede mais móvel”. O website possui ótimas colunas e análises sempre atualizadas a respeito do Jornalismo no […]