Tuesday, 03 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Edição: 842

Crônica do confronto anunciado

Os jornais desenharam no fim de semana um complicado tabuleiro político, no qual se pode observar que nenhuma das principais forças em confronto se arrisca a uma jogada mais contundente. A pesquisa Datafolha sobre a popularidade da presidente da República, com dados colhidos no calor das manifestações do dia 15/3, anima certos protagonistas da oposição, […]

Falta um partido

Apesar da altíssima rotatividade nos cenários, elenco coadjuvante, e da extrema tensão da trama, poucos se detêm para observar o desempenho das oposições – ou de seu vetor central, o PSDB. Como se o confronto fosse bipolar. Não é, mas parece. E justamente porque interessa a todos manter as aparências de normalidade. O PMDB veste […]

O guardião republicano

A última edição [televisiva] deste Observatório da Imprensa tratou do SwissLeaks – o macrovazamento de correntistas de todo o mundo com contas numeradas na filial suíça do HSBC. Desdobramentos posteriores do caso publicados no sábado (14/3) pelo jornal O Globo nos obrigam a retornar ao assunto, o que estamos fazendo em nosso site (ver aqui […]

O mito das redações independentes

Uma das características mais representativas da imprensa brasileira na última década tem sido a homogeneidade dos pontos de vista que expõe claramente em seu conteúdo ou deixa implícitos na hierarquia de suas escolhas editoriais. A rigor, não há concorrência entre os grandes jornais de circulação nacional – e a liderança do Grupo Globo sobre as […]

Confundir para convencer

As edições dos jornais de quinta-feira (19/3) tiram do anonimato o relatório que critica a política de comunicação do governo federal. Segundo a imprensa, o autor do documento seria o próprio ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Thomas Traumann. Ou seja, na versão que se discute publicamente, o ministro teria feito uma […]

Uma pesquisa oportunista

Os principais diários de circulação nacional trazem na quarta-feira (18/3) duas reportagens valiosas para a análise da crise política. Numa delas, a Folha de S. Paulo apresenta um levantamento da popularidade da presidente da República, onde ela, evidentemente, aparece com alta taxa de reprovação. No outro assunto, tanto a Folha como o Estado de S. […]

Mais do mesmo

A troca de Marcelo Tas por Dan Stulbach na ancoragem do CQC evidencia que, embora o elenco responda por boa parte do sucesso ou do fracasso do programa, o produto em questão está muito amarrado a um formato – talvez mais do que aos profissionais que o fazem. De perfis muito distintos, Tas e Dan […]

Consórcio de jornalistas e não um ‘pool’ de jornais

Quatro circunstâncias foram decisivas para convencer a equipe do programa de TV do Observatório da Imprensa a pautar o Caso SwissLeaks na edição levada ao ar na terça-feira (10/3, remissão abaixo): 1. O enorme interesse suscitado pelo megavazamento na imprensa internacional, sobretudo europeia, e a decisão do Comitê de Redação do prestigioso Le Monde de […]

A visita da velha senhora

“A corrupção não só é uma senhora bastante idosa neste país como ela não poupa ninguém”. A frase da presidente Dilma Rousseff, destacada na terça-feira (17/3) pela imprensa brasileira, foi uma resposta ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele afirmou que a corrupção está apenas no poder Executivo, não no […]

O jornalismo de novela

O último capítulo da novela Império, com duas horas e meia de duração, fim de semana (13-14/3), não alcançou muito Ibope mas foi divertido para os jornalistas. Até no final o afetado blogueiro gay Teo Pereira (Paulo Betti) soltava máximas sobre jornalismo, como “o jornalista separa o joio do trigo, mas assim que encontra o […]

Sombrinha de Angélica e a pedagogia dos detalhes

O flagrante da expulsão da equipe do programa Estrelas (Rede Globo) do espaço da UniRio deixou escapar um microepisódio que provocou reação imediata nas redes sociais. O “detalhe” da imagem da sombrinha carregada por uma moça negra para abrigar a apresentadora Angélica tem força pedagógica, nos leva a refletir sobre os papeis subalternizados desempenhados em […]

A televisão que assistimos e os políticos que elegemos

Duas coisas me inspiraram a escrever este texto: a revolta de um deputado baiano expressada no plenário da Assembleia Legislativa e as cenas do último capítulo da novela Império. Cresce a cada dia o número de pessoas que reconhece o poder da mídia, sua influência na vida das pessoas, muitas vezes moldando comportamentos, formando opiniões, […]

‘Reality’ versus realidade

Contra todos os prognósticos, o Big Brother Brasil entrou na reta final da 15ª edição sem dar sinais de que a sua fórmula esteja esgotada. No ar desde 2002, o reality show da Globo segue firme como uma opção de entretenimento rentável para a emissora, com audiência ainda significativa e, não menos importante, sem perder […]

13 notas provisórias

Passado o circo, os cartazes delirantes, a demonstração pública de ignorância histórica, ficam algumas questões. Tentarei resumir, o que talvez abra margem para mal entendidos. Mas, como escreveu Baudelaire, é pelo mal-entendido que a gente se entende. 1. Rir dos cartazes é inevitável. Não é todo dia que vemos manifestantes com cartazes como “Chega de […]

Imprensa dividida

Por força do acordo entre PMDB e PT, o Diário do Pará se tornou um órgão oficioso do governo federal. Com a ascensão de Helder Barbalho ao ministério de Dilma Rousseff no segundo mandato, ocupando a pasta da pesca, o jornal da família Barbalho se tornou ainda mais comedido – para usar uma expressão diplomática – em […]

A conspiração pela renúncia de Dilma

As re-jornadas de junho já estão sendo anunciadas na grande e pequena imprensa, TV e rádio nacionais, podendo inclusive ser antecipadas para março (data histórica até mais plausível), além de já servirem de tema de reuniões de cúpula do PSDB, logicamente de apoio. As novas manifestações contra a presidente e o PT têm até um […]

Alma à venda?

Há todo tipo de nome para o formato. Alguns mais diretos, como “conteúdo patrocinado”, outros mais obscuros, como “publicidade nativa”, ou até mais “gourmet”, como “branded journalism” (algo como “jornalismo de marcas”, traduzindo livremente). Batize a criança como quiser. O ponto é que essa onda ganhou tamanho de um ano para cá, quando o New […]

Diretor da CIA: redes sociais dificultam combate a terroristas

As redes sociais estão dificultando o combate a organizações terroristas, que utilizam as tecnologias para coordenar operações, recrutar novos membros e compartilhar informações. A opinião é do diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, John Brennan. Durante um discurso em Nova York [13/3], Brennan discorreu sobre como as novas tecnologias estão ajudando os […]

Grande mídia, redes sociais e movimentação golpista

Um espectro ronda o Brasil: trata-se do terceiro turno, a tentativa desesperada dos setores conservadores de nossa sociedade em influenciar (mesmo por vias não democráticas) nas principais decisões da nação. No atual léxico do pensamento político, a palavra “impeachment” virou eufemismo para “golpe de Estado”. Segundo a grande imprensa, um panelaço produzido por alguns membros […]

O tambor do aldeião

Globalização é uma ideia original de fundamento da primitiva Igreja Cristã, desde a ordem de Jesus aos apóstolos: “Ide e pregai a todos os povos, até os confins da terra”. Depois, a própria Igreja criou uma simbologia solene de universalidade na coroação do papa Celestino II, em 1143, com a introdução da benção apostólica Urbi […]