Há um debate curioso sobre inteligência artificial. Intelectuais de peso como Stephen Hawking e o empresário Elon Musk (fundador da empresa de exploração espacial SpaceX e criador dos carros elétricos Tesla) assinaram uma carta alertando para os potenciais negativos do avanço dessa tecnologia.
Edição: 848
Acaba de sair, nos EUA, um livro instigante. Chama-se “So You’ve Been Publicly Shamed”, algo como “E aí você foi humilhado em público”. Quem o assina é o escritor galês Jon Ronson, que trata, bem, dos ritos de humilhação da vida em rede.
O foco deve ser no tratamento a ser dado aos menores que tenham cometido crimes violentos e constituam ameaça grave à sociedade, fazendo-os cumprir, ainda que em estabelecimento à parte, um tempo condizente com a violência do crime que cometeram e não permitindo mais essa rápida volta às ruas.
Para celebrar os 80 anos do Sindicato, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio (Cojira Rio), órgão consultivo do Sindicato, nos brinda com uma exposição sobre a vida e a obra da intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez. Parte do Projeto Memória, realização da Fundação Banco do Brasil, BrasilCap e Redeh, a exposição […]
A Copa do Mundo deu impulso aos investimentos em propaganda na TV no ano passado, mas não foi suficiente para livrar o mercado publicitário como um todo da estagnação. Enquanto o faturamento da TV aberta subiu 8% em relação a 2013, o total investido em mídia no país aumentou apenas 1,5%, para R$ 46,36 bilhões. […]
Muitas publicações têm usado redes sociais para divulgar os conteúdos dos sites e também para ter um retorno rápido de seus leitores. A revista Atrevida não ficou para trás e atualiza frequentemente a página no Facebook com links para as matérias. No entanto, uma matéria intitulada de “Os makes que os garotos não curtem nas […]
Os alarmes soaram dias atrás quando veio a público que os três principais partidos de Portugal fizeram um acordo para exigir dos veículos de comunicação – públicos e privados – um plano da cobertura eleitoral das eleições legislativas do segundo semestre. Ninguém duvida que essa ideia, transformada em um projeto de lei, seria um ataque […]
Em nenhum outro momento de sua história, de fato, o "novo tempo" teve a aparência de ameaça, tal como ocorre hoje. As transformações em curso não estão apenas alterando a forma de ver televisão, mas têm o potencial de afetar todo o sistema sobre o qual está baseada a operação de TV aberta.
Mario Vargas Llosa: “Se o mundo continuar o processo no qual a palavra escrita está sendo substituída pela imagem e pelo audiovisual, corremos o risco de que desapareça a liberdade, a capacidade de refletir e imaginar, além de outras instituições como a democracia”.
Mark Zuckerberg diz: “Eu achava que, para conectar todo mundo, era preciso uma nova tecnologia e uma mudança na estrutura econômica. Ao contrário, é tudo uma questão de conteúdo e conscientização.”
A televisão abocanhou 66,99% das verbas de investimento em mídia do Governo Federal em 2014, incluindo todos os órgãos da administração direta e todas as empresas da administração indireta.
Em 2013, a consultoria CareerCast qualificava o jornalismo escrito como o pior trabalho nos Estados Unidos naquele ano. O jornalismo escrito perdia até para empregos como o de leitor de medidores ou ordenhador de vacas.
O estudo foi feito pela empresa londrina SwiftKey, que desenvolve um aplicativo de texto para prever as palavras mais usadas pelo usuário no Gmail, no Facebook, no Twitter e no Evernote, facilitando assim a redação das mensagens.
Há mais de 30 anos, muito antes da popularização da internet, projetos de cooperação entre empresas de comunicação pipocavam na região. Um dos primeiros foi o LATIN, consórcio entre 13 jornais latino-americanos criado em 1969 sob os auspícios da Reuters, que buscava organizar parcerias para reforçar presença num mercado tradicionalmente dominado pelas agências americanas.
Até 2012, a média de leitura do brasileiro era pequena, mas apresentava um número bem mais significativo. Esta média era de quatro livros por ano, sendo 2,1 livros lidos até o fim, segundo levantamento feito pelo Ibope Inteligência em 2011. Por que o Brasil lê tão pouco?
De acordo com uma pesquisa feita pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) no ano de 2012, o mercado dos jornalistas está segmentado: 55% dos profissionais trabalham em veículos de comunicação, produtoras de conteúdo etc.; 5% atuam na docência; […]
A guerra entre as emissoras de TV por causa do público da antena parabólica (cerca de 20 milhões de domicílios em todo o país) está longe de acabar. Desde o ano passado, os ânimos estão exaltados porque um receptor de sinal digital da Century, empresa líder no setor, carrega o sinal da Globo, mas não […]
Cabe ao Estado, em nome da sociedade, regular o espectro eletromagnético para tornar o seu uso democrático. Infelizmente no Brasil, contando com a histórica tibiez dos governos, vale a lei dos mais fortes: os grandes grupos de mídia são donos de praticamente todo o espaço.
São inúmeras as suas críticas duras. Como também são inúmeras as suas análises consagradoras, escritas com profunda alegria e alívio, na felicidade de ver realizado todo um esforço com o qual você, graças a Deus, está de acordo.
Nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio a Mega Brasil realizará a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, evento que chega à maioridade com inúmeras novidades e mudanças conceituais, buscando debater e refletir sobre os grandes temas da atualidade para a nossa atividade. Caso queira conhecer mais detalhadamente os conteúdos que […]