Há um debate curioso sobre inteligência artificial. Intelectuais de peso como Stephen Hawking e o empresário Elon Musk (fundador da empresa de exploração espacial SpaceX e criador dos carros elétricos Tesla) assinaram uma carta alertando para os potenciais negativos do avanço dessa tecnologia.
Edição: 848
Acaba de sair, nos EUA, um livro instigante. Chama-se “So You’ve Been Publicly Shamed”, algo como “E aí você foi humilhado em público”. Quem o assina é o escritor galês Jon Ronson, que trata, bem, dos ritos de humilhação da vida em rede.
O foco deve ser no tratamento a ser dado aos menores que tenham cometido crimes violentos e constituam ameaça grave à sociedade, fazendo-os cumprir, ainda que em estabelecimento à parte, um tempo condizente com a violência do crime que cometeram e não permitindo mais essa rápida volta às ruas.
Para celebrar os 80 anos do Sindicato, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio (Cojira Rio), órgão consultivo do Sindicato, nos brinda com uma exposição sobre a vida e a obra da intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez. Parte do Projeto Memória, realização da Fundação Banco do Brasil, BrasilCap e Redeh, a exposição […]
A Copa do Mundo deu impulso aos investimentos em propaganda na TV no ano passado, mas não foi suficiente para livrar o mercado publicitário como um todo da estagnação. Enquanto o faturamento da TV aberta subiu 8% em relação a 2013, o total investido em mídia no país aumentou apenas 1,5%, para R$ 46,36 bilhões. […]
Muitas publicações têm usado redes sociais para divulgar os conteúdos dos sites e também para ter um retorno rápido de seus leitores. A revista Atrevida não ficou para trás e atualiza frequentemente a página no Facebook com links para as matérias. No entanto, uma matéria intitulada de “Os makes que os garotos não curtem nas […]
Os alarmes soaram dias atrás quando veio a público que os três principais partidos de Portugal fizeram um acordo para exigir dos veículos de comunicação – públicos e privados – um plano da cobertura eleitoral das eleições legislativas do segundo semestre. Ninguém duvida que essa ideia, transformada em um projeto de lei, seria um ataque […]
Mario Vargas Llosa: “Se o mundo continuar o processo no qual a palavra escrita está sendo substituída pela imagem e pelo audiovisual, corremos o risco de que desapareça a liberdade, a capacidade de refletir e imaginar, além de outras instituições como a democracia”.
Em nenhum outro momento de sua história, de fato, o "novo tempo" teve a aparência de ameaça, tal como ocorre hoje. As transformações em curso não estão apenas alterando a forma de ver televisão, mas têm o potencial de afetar todo o sistema sobre o qual está baseada a operação de TV aberta.
Mark Zuckerberg diz: “Eu achava que, para conectar todo mundo, era preciso uma nova tecnologia e uma mudança na estrutura econômica. Ao contrário, é tudo uma questão de conteúdo e conscientização.”
Em 2013, a consultoria CareerCast qualificava o jornalismo escrito como o pior trabalho nos Estados Unidos naquele ano. O jornalismo escrito perdia até para empregos como o de leitor de medidores ou ordenhador de vacas.
A televisão abocanhou 66,99% das verbas de investimento em mídia do Governo Federal em 2014, incluindo todos os órgãos da administração direta e todas as empresas da administração indireta.
O estudo foi feito pela empresa londrina SwiftKey, que desenvolve um aplicativo de texto para prever as palavras mais usadas pelo usuário no Gmail, no Facebook, no Twitter e no Evernote, facilitando assim a redação das mensagens.
Até 2012, a média de leitura do brasileiro era pequena, mas apresentava um número bem mais significativo. Esta média era de quatro livros por ano, sendo 2,1 livros lidos até o fim, segundo levantamento feito pelo Ibope Inteligência em 2011. Por que o Brasil lê tão pouco?
Há mais de 30 anos, muito antes da popularização da internet, projetos de cooperação entre empresas de comunicação pipocavam na região. Um dos primeiros foi o LATIN, consórcio entre 13 jornais latino-americanos criado em 1969 sob os auspícios da Reuters, que buscava organizar parcerias para reforçar presença num mercado tradicionalmente dominado pelas agências americanas.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) no ano de 2012, o mercado dos jornalistas está segmentado: 55% dos profissionais trabalham em veículos de comunicação, produtoras de conteúdo etc.; 5% atuam na docência; […]
São inúmeras as suas críticas duras. Como também são inúmeras as suas análises consagradoras, escritas com profunda alegria e alívio, na felicidade de ver realizado todo um esforço com o qual você, graças a Deus, está de acordo.
A guerra entre as emissoras de TV por causa do público da antena parabólica (cerca de 20 milhões de domicílios em todo o país) está longe de acabar. Desde o ano passado, os ânimos estão exaltados porque um receptor de sinal digital da Century, empresa líder no setor, carrega o sinal da Globo, mas não […]
Cabe ao Estado, em nome da sociedade, regular o espectro eletromagnético para tornar o seu uso democrático. Infelizmente no Brasil, contando com a histórica tibiez dos governos, vale a lei dos mais fortes: os grandes grupos de mídia são donos de praticamente todo o espaço.
Nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio a Mega Brasil realizará a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, evento que chega à maioridade com inúmeras novidades e mudanças conceituais, buscando debater e refletir sobre os grandes temas da atualidade para a nossa atividade. Caso queira conhecer mais detalhadamente os conteúdos que […]