São Paulo, 4 de outubro de 2017 – O Estadão retomou a liderança do ranking de engajamento nas redes sociais no mês de setembro. Com taxa média diária de 3,31%, deixou o Zero Hora (agora rebatizado de GauchaZH) em segundo lugar, com 2,83%. O Globo fechou o pódio, em terceiro, com 1,91% na taxa média […]
Edição: 960
Ao final do crowdsourcing do Atlas, foram sugeridos 287 veículos diferentes de 26 Unidades Federativas, não havendo contribuições apenas de Sergipe. São Paulo foi a cidade com mais indicações, 25, seguida por Rio de Janeiro e Barretos. Veículos cuja Internet é a principal operação foram os mais sugeridos (138), seguidos por jornais (111). Na primeira […]
2,8 milhões de reais. Essa é a soma dos valores recebidos por profissionais e estudantes que ganharam algum tipo de prêmio de jornalismo no ano de 2016. O levantamento, que totaliza exatos R$ 2.806.967,91, está no Relatório Anual de Prêmios de Jornalismo para Jornalistas Brasileiros que publicamos há algumas semanas pelo premiosdejornalismo.com. O valor milionário […]
O “Monitor do debate político no meio digital” é um projeto do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso a Informação da USP que busca mapear, mensurar e analisar o ecossistema de debate político no meio digital. A partir dessa edição o Observatório da Imprensa publica os dados da pesquisa divulgados na página […]
Conteúdo publicado originalmente pelo “Monitor do debate político do meio digital”, projeto do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso a Informação da USP. __ Entre a noite do dia 28 e hoje, dia 29, o país viu mais de 500 mil compartilhamentos de notícias sobre a performance artística no MAM onde uma […]
Conteúdo publicado originalmente pelo “Monitor do debate político do meio digital”, projeto do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso a Informação da USP. __ A autorização do STF para aulas de religião seguindo um único credo movimentou as redes nos últimos dias. Entre os links mais compartilhados a grande maioria são relatos […]
A discussão sobre modelos de negócio para o jornalismo digital só pode ser pensada no contexto histórico da emergência da internet como paradigma de mudança comunicacional muito mais ampla do que a adição de tecnologias de comunicação. O alcance global, o rompimento de barreiras de tempo e espaço e a interatividade mudaram as relações culturais, […]
Quando eu era adolescente e almejava seguir a profissão de jornalista, achava que um texto impresso em folha de jornal era sagrado, não podia ter erro nenhum, seja de concordância, de digitação, o que fosse. Achava o cúmulo alguém da linha de produção de um jornal, que era lido por tantas pessoas, deixar escapar falhas […]
Depois da publicação pelo jornal O Globo, de manobras sigilosas promovidas pelo governo italiano por seu embaixador em Brasília, visando reabrir o caso Cesare Battisti, a fim de obter sua extradição, novas informações circulam. A principal é a de que os contatos do embaixador italiano têm sido feitos apenas com o ministro da Justiça Torquato […]