No Brasil, já se fez muita crítica de mídia, mas nem todo exercício impetrado pela imprensa no afã de analisar a si mesma merece ser lembrado. As páginas a seguir são dedicadas ao outro tipo: o profícuo, realizado com rigor e inteligência. Alzira Alves de Abreu abre o bloco com uma reflexão sobre a publicação […]
Edição: 971
Por Lúcia Costa Anos 80. O Brasil vivia uma profunda crise econômica. O governo militar, sob o comando do general João Baptista Figueiredo, direcionava a política econômica desenhada pelo então ministro do planejamento, Delfim Netto. O Fundo Monetário Internacional (FMI) impunha duros ajustes. Desemprego e baixa renda provocavam aprofundamento das desigualdades sociais e aumento de […]
Abro este texto com a observação: os Cadernos Proal foram uma das experiências mais gratificantes de minha trajetória na área da comunicação. Os Cadernos constituíram iniciativa do Centro de Pesquisas de Jornalismo Empresarial (Cepeje), criado no início dos anos 1970 pela Proal – Programação e Assessoria Editorial –, empresa idealizada pelo jornalista Manuel Chaparro por […]
Em uma tarde de 1993, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), recebi, por intermédio de Luiz Schwarcz, a notícia – depois confirmada por José Marques de Melo – de que Alberto Dines queria falar comigo sobre um projeto de criação de um programa de jornalismo na Unicamp, universidade de que eu era reitor, na ocasião. […]
Assim como o departamento de Pesquisas, os Cadernos de Jornalismo do Jornal do Brasil foram obra de Alberto Dines, um grande e inquieto editor que voltara de uma temporada nos Estados Unidos. Naquela época, meados dos anos 1960, ainda não era possível pressentir a revolução digital que traria um imenso impacto ao jornalismo, mas a […]
Não se sabe ao certo quantos somos hoje. Uma estimativa razoável é que existam perto de 150 ombudsmans em empresas noticiosas pelo mundo afora. Já foram mais presentes nos Estados Unidos. Ainda crescem em países da América Latina e ganham força no continente africano. A ONO (Organization of News Ombudsmen), entidade que congrega os representantes […]
Os cadernos de jornalismo e Comunicação, uma inovação introduzida em maio de 1965 no Jornal do Brasil por Alberto Dines, significaram uma busca de aprimoramento técnico dos jornalistas. A publicação foi lançada quando ainda estava em curso a reforma do Jornal do Brasil, que teve início no final dos anos 1950 e se estendeu ao […]