Idealizador e editor responsável do Brasil 247, Leonardo Attuch garante que vai recorrer da decisão que obriga o site a revelar de quais computadores são publicados os comentários que aparecem como “anônimos”. Na quinta-feira (22/11), a Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido do banqueiro Daniel Dantas, que se sentiu ofendido com depoimentos de internautas da página.
Ao Comunique-se, Attuch, que também é colunista na revista IstoÉ, contou que o Brasil 247 vai recorrer da decisão tomada em primeira instância – na qual determina que o veículo de comunicação revele os protocolos de internet (IPs, identificação dos computadores) de 17 usuários que escreveram sobre Dantas. O jornalista afirma que o site ainda não perdeu o prazo para dar sequência ao processo.
O dono do Brasil 247 também disse que, se mantida, a decisão da justiça fluminense pode criar uma jurisprudência que afeta diretamente o exercício da liberdade de expressão. Porém, Attuch ressaltou que esse episódio fez com que a equipe do site passasse a estudar uma forma para mediar comentários para não permitir a publicação de ofensas e palavras de baixo calão.
“Estamos, justamente neste momento, estudando qual é a melhor forma de moderação. O leitor na internet tem muita urgência, quer participar das discussões no momento em que elas acontecem. Ao mesmo tempo, é necessário que tenham mais responsabilidade, mas faremos o que for necessário para preservar um ambiente de plena liberdade”, disse Attuch.
***
[Anderson Scardoelli, do Comunique-se]