Metade de todas as revistas vendidas no Reino Unido deverá ser reciclada até 2007, de acordo com novas metas definidas pelas editoras na semana passada. Um acordo voluntário entre o governo e a Periodical Publishers Association (PPA) – organização criada com o objetivo de promover e proteger a indústria de revistas do Reino Unido, que representa 90% de todas as editoras de revistas do país – pretende aumentar a meta de reciclagem em 70% até 2013, como noticia Julia Day [The Guardian, 17/11/05].
‘Estamos determinados que os produtores devam ser responsáveis por seus produtos quando eles se tornam lixo. O acordo vai ter uma importante contribuição em ajudar o Reino Unido a atingir as metas nacionais de reciclagem’, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Ben Bradshaw.
As revistas mais vendidas, como Heat, Country Living e FHM, também vão estar incluídas no novo acordo, além de títulos especializados como New Scientist, The Economist e New Statesman. A PPA estima que atualmente 40% de todas as revistas são enviadas para reciclagem – cerca de 270 mil toneladas. A meta do novo acordo estipula que este número aumente em 50% até o fim de 2007, 60% até o fim de 2010, e 70% até o fim de 2013.
Além de aumentar a reciclagem de revistas, a PPA concordou em usar materiais reciclados no empacotamento delas, em ajudar a aumentar a conscientização entre leitores sobre assuntos de reciclagem e em explorar maneiras de aumentar o uso de material reciclado nas próprias revistas.