O jornalismo cidadão não está suprindo a queda na cobertura de notícias resultante dos cortes nas redações tradicionais, concluiu um estudo recente feito em conjunto pela Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, a Universidade Estadual de Michigan e a Universidade da Carolina do Norte.
O estudo analisou 60 sites e blogs de jornalismo cidadão, observando fatores como o número de links fornecidos, o nível de participação pública e a frequência da atualização de notícias, relatou o Editor & Publisher.
‘Embora muitos blogs e sites de jornalismo cidadão tenham feito coisas muito interessantes e positivas, eles não chegam nem perto de oferecer o nível de cobertura que até mesmo organizações jornalísticas com problemas financeiros produzem hoje em dia’, afirmou uma das autoras do estudo, a professora Margaret Duffy, da Universidade de Missouri. ‘Além desses blogs e sites não contarem com pessoas para cobrir as notícias adequadamente, a maior parte dos gerentes de sites de jornalismo cidadão não tem os recursos financeiros necessários e a experiência de negócios para torná-los viáveis ao longo do tempo’, disse ela.