Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Canal de Murdoch quer descomplicar notícias financeiras

O canal a cabo de notícias financeiras Fox Business Network (FBN), do magnata da mídia Rupert Murdoch, promete ficar longe do ‘economês’, dando preferência a uma linguagem compreensível para a maioria dos telespectadores. Com estréia marcada para o dia 15/10, a emissora quer se diferenciar das rivais CNBC e Bloomberg, acusadas pela News Corporation, companhia de Murdoch, de ser acessíveis apenas a investidores e economistas. O objetivo do FBN será atingir um público considerado leigo, como pequenos investidores, microempresários, casais pensando na aposentadoria ou pais que querem juntar dinheiro para a faculdade dos filhos.


No vídeo de apresentação do FBN, os âncoras prometem evitar o uso de ‘jargões’ de economia. ‘Quando você assiste a outro canal de notícias financeiras, normalmente é usada uma terminologia pretensiosa, ou então economês. No entanto, os EUA são conhecidos por ser um país no qual o mercado é acessível a todos. Nosso canal será assim’, declarou o âncora David Asman. ‘Dinheiro pode ser um tema assustador, mas não deixe que isto te intimide’, diz uma mulher no vídeo promocional.


Impasse


A News Corporation já fez contratos com operadoras de TV a cabo americanas – como Time Warner Cable, Comcast e Charter Communications – para a exibição do canal. Em julho, quando ainda negociava a compra da Dow Jones, Murdoch chegou a afirmar que tinha planos para que os 750 jornalistas e editores da equipe do Wall Street Journal, carro-chefe da companhia, colaborassem na programação do novo canal. Agora que comprou a Dow Jones, o empresário ainda não anunciou se colocará o projeto em prática, já que a empresa tem obrigação contratual de fornecer conteúdo à CNBC até 2012. Informações de Michele Gershberg [Reuters, 1/10/07].