Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Carro da RBS incendiado em protesto

Em 15/3/05, um carro da emissora de TV RBS foi incendiado perto do município de Sarandi, no Rio Grande do Sul. O cinegrafista Éverton Machado e o repórter Leonel Lacerda estavam em uma estrada cobrindo um protesto contra a proposta do governo federal para combater a seca na região. A manifestação foi organizada por membros dos movimentos dos trabalhadores sem-terra e de pequenos agricultores.

Machado e Lacerda estavam gravando uma entrevista com um porta-voz de um dos grupos envolvidos quando pelo menos quatro manifestantes agarraram a câmera e a jogaram dentro do carro da RBS, que, segundos depois, foi incendiado. De acordo com Lacerda, os jornalistas não ficaram feridos e deixaram a cena do incidente protegidos por um dos coordenadores do protesto.

Os jornalistas da RBS acreditam que o ataque esteja ligado a uma reportagem, divulgada recentemente por uma agência de notícias que pertence à mesma empresa da emissora, sobre a denúncia de corrupção em um dos programas do governo para pequenos fazendeiros. As autoridades que investigam o caso suspeitam que parte do dinheiro que seria destinado aos fazendeiros teria sido usado para financiar alguns dos protestos do MST na região.