Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Desmatamento da Amazônia

Diante da extrema gravidade do desmatamento desenfreado das reservas da floresta amazônica, tão em evidência nos principais meios de comunicação do país e pauta da maior importância e relevância não só para o Brasil, mas para a questão de sobrevivência de todos diante da sua contribuição para o aquecimento global, como pode o portal Terra, com tamanha irresponsabilidade, colocar duas respostas dirigidas em sua enquete (‘É importante, mas não é prioridade’ e ‘Para mim não é importante’)?

Isso não é apenas um crime jornalístico, como uma afronta e irresponsabilidade social para com a opinião pública. Isso reflete que, na opinião descabida do Terra diante de tema da maior importância local e global, o assunto pode até ser importante, mas não é prioritário?!

O que me preocupa, além da falta de consciência e alienação jornalística e social, é essa perigosíssima tendência maquiavélica de induzir o internauta a responder algo que, na verdade, não seria a resposta da quase totalidade dos que responderam que o assunto é, sim, de muita importância. Com certeza, esse universo não diria que não é prioritário. Isso é uma típica psicologia de massa do fascismo. Meu repúdio a esse jornalismo de quinta categoria.

***

O comportamento da mídia, já se sabe, segue aquela orientação que foi dada a um jornalista que investigava o escândalo envolvendo um ex-presidente norte-americano: ou seja, orienta-se pela direção do dinheiro. Isso significa que ela sustenta as versões que, no modo de ver dos proprietários dos veículos de comunicação, lhes garantiram um futuro de fartas verbas publicitárias. Segue essa linha mesmo que signifique empurrar as pessoas para o pânico, como no caso das notícias a respeito da febre amarela. (Raimundo Medeiros, advogado, Vitória, ES)

***

Esta é uma pergunta que não quer calar, por que o jornalista Alexandre Garcia foi demitido da Globo? Não vi nenhum comentário na mídia, de colegas jornalistas, nem do Observatório da Imprensa. O que está acontecendo neste país? Boris Casoy e Salete Lemos também foram demitidos por criticar o (des)governo deste país e desapareceram do mapa. Agora será que o Alexandre Garcia terá o mesmo destino? O que está acontecendo neste país? Será que estamos vivendo, sem saber, numa ditadura? Será que esqueceram de nos avisar? Estou preocupada com o rumo que as coisas estão tomando no Brasil, sinceramente. Espero ouvir ou ler qualquer coisa a respeito deste assunto. Obrigada pela atenção. (Célia Maria Pontes, aposentada, Teresópolis, RJ)

Nota do OI: A demissão de Alexandre Garcia da Globo não passa de um boato. Será sempre melhor ater-se aos fatos.

***

Não sei se cabe uma notícia dessas, em algum lugar do Observatório, mas vou tentar: a Imprensa Oficial de São Paulo abriu concurso para jornalista. São 13 vagas com salários que vão até 9 mil reais. O edital está no Diário Oficial de terça-feira (15/1), e pode ser acessado aqui. (Almyr Gajardoni, jornalista, São Paulo)

******

Publicitário, São Paulo, SP