A operadora de TV a cabo Discovery Communications planeja lançar um canal 24 horas voltado à promoção do estilo de vida ecológico. A companhia americana deverá renomear seu canal Discovery Home como parte de um projeto chamado PlanetGreen (Planeta Verde). O nome do canal ainda não foi escolhido, mas deverá refletir a preocupação da empresa com a preservação do meio ambiente.
Além do canal específico, outras emissoras da companhia, como seu carro-chefe, o Discovery Channel, exibirão documentários e programas para aumentar a atenção sobre o assunto e estimular o ‘estilo de vida verde’. A primeira iniciativa do projeto será o programa ‘Dez Maneiras de Salvar o Planeta’, agendado para a segunda metade de 2008. O plano contará também com uma campanha na internet, e o Discovery pretende ainda expandir o conceito de ‘canal verde’ nos países onde seus canais são exibidos.
Tendência
O PlanetGreen é, até agora, um dos maiores esforços anunciados por uma companhia de mídia no crescente movimento de preservação ambiental que já atingiu outros setores da indústria, levando desde a criação de carros, comida e arquitetura ‘verdes’ a casamentos e festas ecologicamente corretos.
Depois do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore sobre o aquecimento global, revistas como a Vanity Fair, Outside e Fortune publicaram recentemente edições verdes. Segundo David Zaslav, executivo-chefe da Discovery, alguns anunciantes têm agora orçamentos verdes, do mesmo jeito que têm suas verbas para internet.
A empresa sempre abordou em seus canais – como o Discovery Channel e o Animal Planet – questões ambientais. Mas o novo canal irá, diz Zaslav, promover especificamente um estilo de vida ‘amigo da natureza’. ‘Poder renomear um canal já existente e lançá-lo em 50 milhões de residências em 2008 representa bem a situação atual do mundo’, afirma. ‘Há cinco anos, as pessoas estariam perguntando: ‘Quem são estes esquerdistas falando sobre verde?’. Hoje, verde significa responsável’. Também como parte do PlanetGreen, a empresa espera se tornar neutra em carbono, investindo na redução das emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Informações de Richard Siklos [The New York Times, 5/4/07].