O papa Bento XVI terá, em breve, uma conta no Twitter, para se comunicar com os fiéis, noticia Tom Kington [The Guardian, 24/2/12]. “O tuíte pode ser reformulado, redistribuído, relançado e disseminado”, observou o padre Claudio Maria Celli, chefe do conselho pontifício para comunicação social do Vaticano. “Neste sentido, é como o evangelho, uma pequena semente de mostarda que quando espalhada cresce até virar uma árvore onde pássaros podem descansar”.
Não foi anunciada uma data para o primeiro tuíte e nenhum nome foi confirmado, embora o jornal italiano Corriere della Sera aposte em @BenedictusPPXVI. Especula-se que o papa, que tem 85 anos, poste fotos tiradas via iPhone e conte o que irá comer no jantar – tuítes nem sempre de sua autoria, mas aprovados por ele. Além disso, as mensagens deverão links para seus sermões. Durante a quaresma, a conta do papa enviará 40 tuítes – um a cada dia.
O papa liderou o lançamento do canal do Vaticano no YouTube e o site Pope2You, destinado a jovens e que tem link para uma página no Facebook e um aplicativo no iPhone. Bento 16 tuitou pela primeira vez na vida através da conta da Rádio do Vaticano, no ano passado, para anunciar o lançamento do site de notícias do Vaticano.