Na semana passada, a Nielsen anunciou que fechará a Editor&Publisher e a Kirkus, além de vender outras publicações, incluindo a Billboard e The Hollywood Reporter, para uma nova empresa de mídia recém-formada. Os planos da Nielsen já vinham sendo divulgados há alguns meses, mas a notícia de que a E&P e a Kirkus teriam suas atividades encerradas no final do ano foi uma surpresa. A empresa negou-se a revelar o desempenho financeiro de ambas, mas executivos dizem que elas enfrentam declínio de tiragem e de publicidade, como a maior parte do mercado editorial que cobrem.
Uma nova empresa, a e5 Global Media, comprou a Adweek, Mediaweek, Brandweek, Film Journal International, Backstage, The Hollywood Reporter e Billboard da Nielsen. Não foi revelado o valor da negociação, mas estima-se que seja de US$ 70 milhões para cima. A E5 é uma joint venture da Pluribus Capital Management, empresa de private equity, e da Guggenheim Partners, empresa de serviços financeiros.
Por gerações, a Editor&Publisher, embora não muito conhecida do público em geral, foi uma fonte para notícias da indústria jornalística e de empregos na área. ‘Em um mundo cheio de pessoas fazendo declarações sobre mídia, a E&P manteve seu bom e velho modo de reportar o que realmente estava acontecendo’, opinou Geneva Overholser, diretora da Escola de Jornalismo da Universidade da Carolina do Sul.
Segundo Greg Mitchell, editor da E&P, os 10 membros da sua equipe receberam um email para uma reunião na qual seria comunicado o fechamento, com todos ‘desapontados, chocados e até um pouco furiosos’. ‘Estamos preparando a edição de janeiro e não sabemos o que vai acontecer’, disse. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 11/12/09].