A organização independente International Center for Journalists (ICFJ) anunciou na semana passada [24/8/07] os vencedores da edição de 2007 do Knight International Journalism Award, premiação que homenageia profissionais de imprensa que contribuem para elevar o padrão de qualidade jornalística em seus países. Este ano, os homenageados são a repórter investigativa May Thingyan, de Burma, e o blogueiro egípcio Wael Abbas. Segundo a presidente do ICFJ, Joyce Barnathan, os dois merecem o prêmio por sua coragem e por ‘incentivar outros a seguir seus exemplos’.
Blogar é necessário
Abbas é o primeiro blogueiro a receber o prêmio. Aos 32 anos, ele já foi preso, interrogado e espancado em seu país. ‘Os blogueiros são a última voz independente no Egito’, escreveu recentemente. ‘Se formos silenciados, não haverá mais protestos… Assim, a escolha por blogar não é apenas séria, é necessária’.
O blog de Abbas, Misr Digital, costuma divulgar histórias sobre assuntos normalmente evitados pela mídia local, como manifestações contra o governo, corrupção e abuso policial. Seus textos escritos em primeira pessoa, vídeos e fotografias passaram a atrair a atenção de milhares de internautas e de veículos de comunicação tradicionais, que passaram a repercuti-los.
Desafiando tabus
May, de 33 anos, é uma jornalista que trabalha como freelancer para diversas publicações. Em um país onde os jornalistas devem submeter suas reportagens às autoridades antes da publicação, ela se destaca por desafiar os tabus e cobrir temas controversos como corrupção, Aids e pobreza. Sua cobertura sobre a expansão da gripe aviária em Burma, por exemplo, obrigou o governo a reconhecer publicamente a epidemia.
O prêmio será entregue em novembro, em Washington. O Knight International Journalism Award é oferecido pelo programa de jornalismo internacional da Fundação John S. and James L. Knight. O International Center for Journalists, que tem como objetivo elevar o padrão de qualidade do jornalismo em todo o mundo, realiza seminários e programas de treinamento e intercâmbio para jornalistas.