Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Emissoras querem sinal na TV digital aberta

Com vista a assegurar plenamente a participação das TVs comunitárias no novo modelo de TV digital aberta, representantes de 22 estados brasileiros lançaram uma campanha pública para mobilizar a sociedade brasileira. A ação ocorreu durante o V Congresso da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCcom), realizado em São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

O processo do surgimento da TV digital e da TV pública fomenta a discussão em torno da ampliação da pluralidade e da diversidade informativo-cultural na sociedade, a regionalização da produção jornalística. Esses e outros quesitos servem como justificativa para a reivindicação da campanha.

A Carta da Cidadania, documento final do V Congresso da ABCcom, relata a expectativa do segmento é que o ministério regulamente o funcionamento do canal da Cidadania de forma a abrir espaço para que o terceiro setor (Organizações Não-Governamentais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) possa utilizá-lo.

O documento também declara apoio do setor à criação da Empresa Brasil de Comunicação. ‘A Empresa Brasil de Comunicação é entendida como uma televisão estatal de caráter público e que merece todo o nosso apoio pelo fato de oxigenar a comunicação no país, trazendo um novo olhar através da diversidade e da pluralidade, isto é absolutamente necessário’, afirma Fernando Mauro Trezza, presidente da ABCcom.

******

Da Redação FNDC