Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Encontro em dezembro vai debater migração

O Ministério da Cultura promoveu na semana passada reunião com representantes das TVs Públicas Brasileiras para tratar da realização de um encontro nacional – o Congresso do Campo Público da TV Brasileira –, de 5 a 11 de dezembro, que debaterá a situação destas emissoras no processo de migração para o sinal digital e sua inserção no contexto nacional. Quatro entidades foram chamadas para a organização do evento: Astral (TVs legislativas), ABTU (universitárias), ABepec (educativas) e ABCcom (comunitárias).

Antes, de 27 a 29 de outubro, a ABCcom/Acesp (Associação Brasileira e Paulista de TVs Comunitárias) organiza em São Paulo o Congresso Nacional das TVs Públicas Brasileiras, que preparará as TVs públicas para a unificação. Do congresso sairá a Carta de São Paulo, que traçará os objetivos comuns do grupo

Além disso, o congresso de São Paulo montará uma pauta ampla e objetiva para o encontro de Brasília. Custeado pelo governo federal, o Congresso do Campo Público da TV Brasileira reunirá cerca de 150 representantes do setor na busca de um novo formato de TV Pública. “Será a primeira vez na história do Brasil que o governo ouvirá os canais públicos para depois definir uma política de ação”, disse Mario Jefferson Mello, diretor de Integração Nacional da ABCcom/Acesp. O MinC quer entender o setor a fundo para, com as TVs já em operação, encontrar meios de fortalecer e viabilizar a TV Pública Brasileira, inclusive com sugestões sobre formas de financiamento e apoio técnico.

Mais informações

Mario Jefferson Mello – e-mail: mellojefferson@yahoo.com.br