Esta bibliografia é o primeiro resultado de uma pesquisa inédita desenvolvida pela pesquisadora Sonia Aguiar para o Nupef sobre o ‘estado da arte’ dos estudos de redes sociais realizados no Brasil nos últimos dez anos (1996-2006). [‘Redes sociais e tecnologias digitais de informação e comunicação no Brasil (1996-2006)’, de Sonia Aguiar, 2006. Faça aqui o download da íntegra deste documento.] O levantamento foi feito a partir de uma busca pela palavra-chave ‘redes’ nos currículos armazenados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
Por decisão metodológica, relacionada aos objetivos institucionais do Nupef, a busca foi restrita a seis disciplinas das Ciências Humanas (Antropologia, Ciência Política, Sociologia, Psicologia, Educação e Geografia) e a quatro da área denominada pelo CNPq de Ciências Sociais Aplicadas: Comunicação, Ciência da Informação, Economia, e Administração.
Em todas elas, foram privilegiados os estudos sobre interações de pessoas e relações sociais entre indivíduos, grupos, comunidades e organizações. E foram descartados aqueles que se concentram em redes logísticas (transportes, distribuição, exportação), redes de estabelecimentos (bibliotecas, supermercados, empresas, etc), redes de infraestrutura comunicacional (computadores, satélites, telefonia, TV, rádio), e ainda redes de termos, de citações, de leituras e de sentidos (estudadas sobretudo pela Ciência de Informação e pela área de Letras e Artes).
Para facilitar a localização e a recuperação dos estudos – em sua maior parte produzidos em âmbito acadêmico –, os títulos foram agrupados pelo tipo de produção:
**
Livros e capítulos de livros**
Artigos em periódicos (impressos e eletrônicos)**
Teses de doutorado e dissertações de mestrado**
Monografias de iniciação científica, graduação e especialização**
Trabalhos técnicos e comunicações em eventosNa maior parte dos casos, foi fornecido um indicador de localização da obra na Internet ou meios de contato on-line com o(a) autor(a) ou orientador(a) do trabalho.
É importante alertar que, embora se trate do mais extenso levantamento bibliográfico já realizado sobre a produção nacional acerca das redes sociais, ele ainda está longe de ser exaustivo, dado o crescente interesse no tema, sobretudo nos últimos cinco anos.
O levantamento foi dividido em três arquivos (.pdf), abaixo disponíveis para download:
**
Ciências Humanas (multidisciplinar)**
Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação e Ciência da Informação**
Ciências Sociais Aplicadas – Economia e AdministraçãoVeja também outro levantamento bibliográfico inédito da mesma pesquisa:
**
Tecnologias nas redes sociais e economia política das redes digitais**
Fontes de estudos sobre TDICs e redes no Brasil******
Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação (Nupef) da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS)