O Departamento de Estado americano suspendeu a publicação e a distribuição no Oriente Médio da revista Hi, lançada em árabe com o objetivo de melhorar a imagem dos EUA entre os jovens daquela região. O Departamento investia US$ 4,5 milhões anualmente na publicação, mas não estava claro se a revista era amplamente lida, como informa Saul Hudson [Reuters, 22/12/05].
Uma série de pesquisas americanas criticou a mídia em árabe financiada pelos EUA, como a estação de rádio Sawa e a emissora de televisão por satélite Alhurra, por não atraírem grande audiência. Autoridades do governo se esforçam para melhorar a imagem dos EUA entre os árabes e muçulmanos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. No entanto, as iniciativas foram dificultadas porque muitos árabes desaprovam as políticas estrangeiras dos EUA, particularmente as que dizem respeito ao conflito entre israelenses e palestinos e à guerra no Iraque.
A revista Hi, lançada em 2003 com distribuição mensal de 55 mil cópias em 18 países, tinha como objetivo vencer este obstáculo e atingir um público maior, aproveitando o crescente sucesso da cultura popular americana entre jovens árabes. A edição online de dezembro da revista, que vai continuar apesar da suspensão das cópias impressas, combina matérias de culinária, futebol e a vida em família no mundo árabe com um foco na vida no Texas.
O Departamento de Estado resolveu coletar informações para saber quem realmente estaria lendo a revista. ‘A revisão do público faz parte de um esforço maior para desenvolver uma ‘cultura de avaliação’ e analisar regularmente a eficiência dos programas de diplomacia pública do Departamento de Estado’, informava uma declaração do Departamento.