Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

FHC gota a gota

Luiz Weis faz boas ponderações sobre o suposto alcoolismo do presidente Lula comentado pelo NYT. Acrescento apenas que, se Lula bebe pouco ou muito, isto é questão (ou dosagem) pessoal. Se a bebida não interfere na condução do governo – e me parece ser o caso –, por que levantar sobre a matéria do jornal quase uma questão de Estado? Acho que não é este o problema do governo Lula: o problema é, sem ter projeto, repetir, gota a gota, o governo FHC.

Orlando Tambosi, professor, Florianópolis



Omissa e covarde

É lógico que pedicuros saibam o que o New York Times publicou a respeito dos ‘hábitos sociais’ do presidente. A matéria foi amplamente repercutida, com estardalhaço, pelos grandes jornais. Ou seja, a ‘fofoca’ foi reproduzida na imprensa nacional, sem a devida apuração. O que mais me entristece é o comportamento omisso da imprensa brasileira, até mesmo covarde por pegar carona na matéria do jornal americano. Me entristece que, ao que parece, parte da imprensa insiste em continuar reproduzindo fofocas.

Yone Simidzu, jornalista e webdesigner, Toronto, Canadá



Numa vitrine

A imprensa brasileira foi cautelosa ao não ter tratado antes do assim dito abuso etílico do Sr. Lula da Silva, fugindo de uma invasão de privacidade. ‘Fecho’ porém com a Sra. Maria Lúcia Hipólito: presidente da República, bem como qualquer eleito para cargo público, não tem privacidade; viverá numa vitrine enquanto durar seu mandato – para o qual concorreu por livre arbítrio. Moderação é o que se espera de nosso primeiro mandatário (e também tirocínio, comando, audácia … mas isso já são outras histórias !).

Adriano Carvalho, médico, Belo Horizonte