Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Google amplia serviços para competir com a Microsoft

O Google está se preparando para um confronto direto com a Microsoft. O sítio de buscas na internet irá lançar um poderoso software capaz de localizar informações armazenadas em computadores pessoais. O novo software – que deve ser lançado em breve – indica que a companhia, sediada na Califórnia, pretende expandir seu negócio de busca na internet para competir diretamente com a Microsoft pelo controle do mercado de softwares de desktop.

A ação do Google é em parte defensiva, afirma John Markoff [The New York Times, 19/5/04], já que a própria Microsoft planeja aperfeiçoar a tecnologia para busca de informações armazenadas em PCs. A nova versão de seu sistema operacional, o Longhorn, irá tornar possível o rastreamento e resgate de informações que hoje não são acessíveis com o software Windows. O Longhorn, porém, não deve ser lançado antes de 2006.

A possibilidade da Microsoft transformar o processo de busca na internet e nos computadores pessoais parte central de seu futuro sistema operacional incomoda o Google. Ao integrar os sistemas de buscas na rede e nos computadores pessoais, a Microsoft poderia prejudicar os negócios do Google.

O projeto do software do Google, apelidado de Puffin, estará disponível gratuitamente para download no sítio do Google na internet, e vem sendo aperfeiçoado dentro da companhia há pelo menos um ano.

Ao mesmo tempo em que o Google se prepara para confrontar a Microsoft, esta também se prepara para enfrentá-lo. A gigante do mercado de softwares planeja lançar até o fim do ano seu próprio sistema avançado de busca na internet, serviço hoje dominado pelo Google.