Um memorando interno da sucursal da Associated Press em Los Angeles circulou na rede na semana passada com comentários que iam desde a ironia à preocupação. Em um esforço para ampliar a cobertura de entretenimento da agência, o vice-chefe da sucursal, Frank Baker, escreveu mensagem para a equipe afirmando que ‘de agora em diante, tudo o que envolva Britney Spears é importante’.
Blogs que tratam de questões de mídia publicaram o memorando, dando início a um debate online sobre a real importância da cantora desajustada para o mundo – e sobre os caminhos do jornalismo. No blog Romenesko, do Poynter Institute, um comentarista afirmou que aquele não era um bom dia para o jornalismo como objeto de estudo.
Na mensagem, Baker afirma que nem todo boato sobre Britney deve ser publicado pela AP. Mas os jornalistas da agência devem ‘prestar atenção no que outros [veículos] estão reportando e tentar confirmar estas histórias’. A cantora tem se envolvido em problema atrás de problema no último ano. Britney não saiu da mídia especializada em fofocas de celebridades em 2007. Ela apareceu sem calcinha, foi internada para reabilitação por abuso de álcool e drogas, raspou a cabeça, agrediu fotógrafos, perdeu a guarda dos filhos, e por aí continua a lista.
Cobertura ampliada
Lou Ferrara, chefe de redação das seções de esportes, entretenimento e multimídia, defendeu a decisão de Baker. ‘Se você é um editor em Los Angeles e Britney Spears está logo ali no seu quintal, você quer saber tudo sobre ela’, afirmou. Ainda que não tenha ligação explícita, o memorando sobre a cantora-problema aparece em um momento em que a AP tenta dar mais destaque à cobertura de entretenimento. Segundo Ferrara, os clientes da agência – mais de 1.500 jornais diários e outros milhares de veículos de mídia – pedem cada vez mais fotos e vídeos de celebridades. ‘Você pode trocar o nome de Britney [no memorando] por Paris Hilton, pela greve dos roteiristas de Hollywood, pelo drama de Dennis Quaid no hospital. Não importa o assunto, nós podemos fazer uma cobertura melhor quando se trata de entretenimento’, afirma ele.
Na semana passada, a AP anunciou um novo cargo – de diretor de conteúdo de entretenimento – para gerenciar seus projetos multimídia. De acordo com Ferrara, a agência planeja criar 22 novos cargos para ampliar a cobertura de entretenimento, especialmente em Los Angeles, Nova York e Londres. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 14/1/08].