Microsoft e Yahoo! anunciaram na quarta-feira (12/10) que irão unir seus serviços de mensagens instantâneas. O acordo, que criará a maior comunidade virtual deste tipo de serviço, estimada em 275 milhões de internautas, permitirá que usuários das duas empresas se comuniquem via MSN Messenger e Yahoo Messenger. A operação conjunta dos dois programas deverá ter início no terceiro trimestre de 2006. Informações da Reuters [12/10/05].
Blogs ganham status de mídia convencional
O aumento do número e da importância dos blogs levanta um acalorado debate sobre seu papel diante do jornalismo tradicional. O serviço de busca de notícias do Yahoo! deu um passo à frente e adicionou, no início da semana, uma lista destas páginas aos sítios da imprensa convencional. Uma procura por notícias através de palavras-chave leva o usuário a encontrar, além dos sítios de veículos de comunicação estabelecidos, endereços de blogs que contenham informações relevantes para aquela busca. Segundo artigo de Michael Liedtke [AP, 11/10/05], a novidade serve para testar o apetite do público para informações obtidas por meio de fontes alternativas.
O aumento do sucesso dos blogs impulsionou o conceito de jornalismo-cidadão, onde cidadãos comuns documentam fatos e eventos importantes e colaboram com os veículos tradicionais ou publicam suas ‘apurações’ na internet – vide as manifestações pós-tusnami, Katrina e ataques à bomba em Londres. ‘A mídia tradicional não tem o tempo ou os meios para cobrir todas as etapas de todas as histórias’, defende o diretor do Yahoo! Joff Redfern.
A falta de treinamento jornalístico de alguns dos blogueiros mais conhecidos não impediu que eles conquistassem a simpatia e a lealdade de milhares de leitores. Mesmo assim, a blogosfera não é sinônimo de precisão de dados, e o aumento de seu tamanho certamente prejudica sua credibilidade – já que a internet torna muito fácil a publicação de rumores e notícias forjadas ou inexatas. O rival Google criou um espaço de busca exclusivo para blogs, mais ainda os trata como veículos de informação diferentes daqueles tradicionais.
Redfern não especificou o número de blogs incluídos na lista do Yahoo!, mas afirmou que a seleção será feita a partir das páginas mais populares entre os usuários da empresa. Ainda que o serviço apresente os veículos jornalísticos convencionais e os blogs como resultados de uma mesma busca, a listagem com os segundos aparecerá em um espaço separado.