MediaOn 2011 debate transformações na mídia digital, seus efeitos na produção de conteúdo e o impacto das redes sociais na comunicação.
De 22 a 24 de novembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, sedia a quinta edição do MediaOn – Seminário Internacional de Jornalismo Online. O instituto e o Terra, maior empresa latinoamericana de mídia digital, mantém a sua parceria anual e colocam em pauta as mudanças do ciclo da notícia, o papel transformador das redes sociais na cobertura midiática de 2011, a revolução digital na indústria cultural e os impactos que gerou na produção e distribuição de conteúdo criativo.
Entre os especialistas convidados, destacam-se Stephen Engelberg (que faz debate em sessão para convidados no dia 22), editor-executivo do ProPublica redação independente que produz jornalismo investigativo e tornou-se o primeiro portal de notícias da internet a vencer um Prêmio Pulitzer; e Meg Pickard, diretora de Estratégias para Mídias Sociais (Digital Engagement) no grupo britânico Guardian News & Media, onde é responsável pelo desenvolvimento de novas estratégias de redes sociais e experiências interativas. Entre os brasileiros, Ricardo Sangion, gerente de expansão do Facebook, responsável pelo desenvolvimento de negócios e a gerência do produto no Brasil, Mino Carta, diretor de Redação da Carta Capital, Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R, Fabio Altman, editor-executivo da revista VEJA, entre outros.
Todas as sessões têm transmissão ao vivo pelo site www.mediaon.com.br, criado especialmente para as atividades do fórum, e por meio de redes sociais como o Twitter e Facebook. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Alunos e professores de cursos de comunicação de todo o Brasil podem se reunir para assistir às transmissões – se o coordenador se responsabilizar por uma lista de presença, 75% de participação dá direito a certificação digital.
Criado por jornalistas e profissionais da internet para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
PROGRAMAÇÃO E TEMAS DOS DEBATES
22 de novembro (terça-feira)
Das 20h30 às 22h30
Abertura / Super Sessão(somente para convidados)
Yes, wecan
O jornalismo de caráter público conquista espaço com a Internet. Quais os impactos na forma de produzir notícias?
Como funciona o ProPublica, a redação independente que produz jornalismo investigativo e tornou-se o primeiro portal de notícias da internet a vencer um Prêmio Pulitzer.
Com Stephen Engelberg, editor-executivo do ProPublica
Mediação de Fernando Rodrigues, colunista na sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, também assina uma página de política no UOL
DIA 1 – 23 de novembro (quarta-feira)
Painel 1
Abertura / Super Sessão
Das 9h30 às 11h
Como o universo digital transformou o ciclo da notícia e o que você pode fazer sobre isso
Com Meg Pickard, diretora de Estratégias para Mídias Sociais (Digital Engagement) no grupo Guardian News & Media.
Mediação de Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R
Painel 2
Das 11h30 às 13h
Mapa do novo consumo de mídia no Brasil: Quem são, como consomem, quais as tendências
Com o crescimento do poder aquisitivo das classes C e D, o consumo de mídia online está mudando de perfil e adquirindo novas formas.
Com Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular,e Alex Banks, diretor-executivo do Brasil e vice-presidente para América Latina da comScoreInc
Mediação de Marcelo Coutinho, diretor de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra e professor de Estratégia e Comunicação na Fundação Getúlio Vargas
Painel 3
Das 15h30 às 17hs
Redes Sociais, os novos atores que transformam o ciclo da notícia
Como as plataformas de redes sociais se transformam em ferramentas fundamentais para pesquisa, produção e distribuição de notícias
Com Ricardo Sangion, gerente de expansão do Facebook, responsável pelo desenvolvimento de negócios e a gerência do produto no Brasil
Mediação de Alexandre Matias, editor do “Link”, o caderno de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo
Painel 4
Das 17h30 às 19h
A música além da mídia
Músicos, produtores e jornalistas debatem a revolução digital na indústria cultural, os efeitos na criação, produção e distribuição, e os reflexos no diálogo com a mídia e público
Com Sergio Martins, crítico de música da revista Veja, Marcos Maynard, músico, advogado e administrador de empresas,Cláudio Prado, um dos fundadores da Casa da Cultura Digital, em São Paulo, e presidente da ONG Laboratório Brasileiro de Cultura Digita e Tata Aeroplano, músico, compositor, DJ e agitador cultural da cena musical paulista
Mediação de Andre Jung, músico, produtor, cronista e profissional do mercado de instrumentos musicais
Dia 2 – 24 de novembro (quinta-feira)
Painel 1
Abertura / Super Sessão
E o conteúdo virou mantra
Anunciantes produzem e distribuem conteúdo e disputam espaço com o jornalismo. Como marcas, veículos e audiência convivem neste cenário? Quais são os limites? E qual é a percepção do usuário?
Com Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan,e Gian Martinez, gerente senior de Excelencia Criativa Coca-Cola Brasil
Mediação de Jaime Spitzcovski,colunista da Folha de S. Paulo e colaborador em outras publicações
Painel 2
Das 11h30 às 13h
O jornalista e o jornalismo no divã
Profissionais fazem autocrítica e discutem suas angústias e preocupações diante da transformação dos meios e das linguagens.
Com Mino Carta, diretor de redação de CartaCapital, e Fabio Altman, editor-executivo da revista Veja
Mediação de Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra, curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL – TV Cultura.
Painel 3
Das 15h30 às 17hs
O papel transformador das redes sociais nas notícias de 2011
A inclusão digital e a tecnologia foram protagonistas nas mudanças no Oriente Médio, nos distúrbios em Londres e em diversos protestos ao redor domundo
Com Muzammil Hussain, pesquisador do Centro para Comunicação e Engajamento Civil e instrutor de Departamento de Comunicação da Universidade de Washington,e Conor White-Sullivan, diretor de Tecnologia Editorial do Huffington Post Media Group
Mediação de José Roberto Toledo, colunista de O Estado de S.Paulo, alimenta um blog no Estadão.com e faz comentários no RedeTV News
Painel 4 – ENCERRAMENTO
Das 17h30 às 19hs
Eu tenho a força
Profissionais que viraram fenômeno na rede e se transformaram em veículos de si próprios
Com Marco Luque, humorista e apresentador do CQC,e Sabrina Sato, apresentadora do Pânico na TV (Redetv) e empresária
Mediação de Tati Bernardi, publicitária, escreve a novela da Globo Vida da Gente
SERVIÇO
5º MEDIA ON – Seminário Internacional de Jornalismo Online
Correalização Terra e Itaú Cultural
Dia 22 de novembro, Das 20h30 às 22h30, para convidados
Dias 23 e 24 de novembro debates abertos a partir das 9h30
Ingressos distribuidos meia hora antes de cada PAINEL
Transmissão de todas as mesas, em tempo real, pelo site www.mediaon.com.br e cobertura pelas redes sociais.
Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11. 5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Fernanda Assef: fernanda.assef@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo
No Terra:
Mariana Astolfi: comunicacao.corporativa@corp.terra.com.br