A mídia russa caiu, esta semana, em uma piada da revista estoniana Eesti Ekspress. A falsa história dava conta de que, por uma nova regra que entraria em vigor em fevereiro, seria proibido usar sapatos em coletivas de imprensa na Estônia. Tudo para evitar episódios como o sofrido pelo presidente americano George W. Bush, atacado por um par de sapatos arremessado por um repórter iraquiano em uma coletiva em Bagdá, em dezembro.
A brincadeira foi publicada em uma seção cômica da Eesti, veiculada regularmente pela revista, e reproduzida – como notícia verdadeira – em um dos maiores portais de notícias da Rússia, o Lenta.ru, e outros veículos locais. ‘Parece que estamos vivendo em uma era de total falta de humor’, afirmou a revista estoniana. No artigo, a Eesti citava um suposto especialista governamental dizendo que os repórteres teriam que entrar nas coletivas descalços, mas que poderiam alugar meias de lã se estivesse muito frio.
A Estônia saiu da União Soviética em 1991, e suas relações com Moscou são instáveis desde então. Muitos estonianos reclamam sobre a cobertura que a mídia russa faz do país, afirmando ser hostil. Informações da AFP [12/1/09].