A mídia internacional ficará livre para viajar pela China, com acesso sem censura à internet, durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, segundo informaram os organizadores do evento esta semana. Atualmente, jornalistas estrangeiros precisam de permissão para circular pelo país e sítios cujo conteúdo é considerado polêmico geralmente são bloqueados. ‘Não temos restrições a viagens de jornalistas internacionais na China’, disse Sun Weijia, chefe de operações de mídia do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim. ‘Desde que eles tenham o visto, podem ir a qualquer lugar no país’.
Liu Qi, presidente do Comitê, afirmou que as regulamentações sobre as operações de mídia estrangeira seriam divulgadas no início de 2007. ‘As normas mais recentes estão passando pelos procedimentos necessários. Estas novas regras irão considerar as normas dos jogos passados e as necessidades da mídia. O governo chinês cumprirá suas promessas e comprometimentos feitos durante a disputa para sediar os jogos’, observou.
Os organizadores também informaram que a mídia internacional terá acesso à equipe chinesa, embora jornalistas tenham que se inscrever com três semanas de antecedência para entrevistar os atletas olímpicos locais antes dos jogos. Informações da Reuters [27/9/06].