Alan Jacobson é presidente do Brass Tacks Design, que promove pesquisa editorial, de marketing e de design para jornais em todo o mundo, e publicou recentemente no sítio da instituição novas regras para os jornais impressos. Segundo ele, não se deve negar o valor da rede. ‘A internet não é evolucionária como o telégrafo, o telefone, o rádio e a televisão – é revolucionária como os tipos móveis de Gutenberg, porque dá a todos uma poderosa tecnologia de publicação’, escreve Jacobson, reforçando que a rede permite não apenas a publicação, mas a pesquisa e a comunicação. Jacobson também afirma que é fundamental dar aos jornalistas uma gratificação associada à circulação do veículo no qual trabalham. ‘Jornalistas são motivados por muitos fatores, como Pulitzers, orgulho, prestação de um serviço ao público, mas a circulação não é um deles’, observa.
Jacobson ousa e aconselha ignorar os leitores fiéis: ‘Se você quer vender mais jornais, não tem sentido ir à caça de leitores fiéis, porque você não pode vender mais jornais para eles. Também não faz sentido ir atrás de não-leitores – afinal, eles são não-leitores. O foco deve ser aqueles que compram apenas uma edição, ou seja, os não-assinantes, para convencê-los a se tornarem assinantes. Não tema perder seus leitores fiéis com inovações. Eles não vão te abandonar. Por isso eles são chamados de fiéis’. Em inglês.