Hoje é dia 20 de julho. Este texto estará disponível no Observatório daqui a cinco dias, e possivelmente será vítima da fluidez da web. Mas assumo o risco. Faço, aqui e agora, brevíssima análise da presença dos candidatos à presidência no ciberespaço.
Para procurar Heloísa Helena, digitei o óbvio na barra de endereços – http://www.heloisahelena.com.br/. Deu certo. A cor azul predominante. A senadora sorridente, contrastando com a imagem da debatedora zangada. No texto de apresentação, comete-se erro típico em sites – ‘Bem vindo à página da Senadora Heloísa Helena’: faltou o hífen de ‘bem-vindo’. No lado direito, o anúncio de que haverá enquetes. Por enquanto, a frase ‘Em construção’.
Em construção encontram-se também a sua ‘Agenda’, a seção ‘Prestando contas’, a de ‘Links’, a página com futuros artigos, e outras. Faz sentido. A própria candidatura está em construção. Uma curiosidade: está prevista uma seção de charges.
Teclo ‘Enter’ no site de Geraldo Alckmin e encontro uma única frase: ‘Em manutenção…’ Também faz sentido.
Cristovam Buarque milita há mais tempo na rede. Seu site está bem estruturado, atualizado, quase bonito. Sua enquete de hoje é: ‘Você acha que o presidente da República é responsável pela escalada da violência em SP?’ Dou o meu voto e vejo o resultado parcial. De um total de 369 votantes, 55,6% julgam que sim.
O candidato do PDT aposta na palavra, no argumento, nos projetos. Lá estão seus discursos, suas idéias pelas ‘ondas do rádio e TV’, suas entrevistas, seus livros. O ‘Blog do Cristovam’ está vivo, ainda que os comentários sejam poucos. Cristovam nasceu para uma imensa minoria.
Espaço de interação
O presidente Lula está aqui com um sorriso de orelha a orelha, prevendo a reeleição. O site é ágil, profissional. Na seção ‘Mais notícias’, leio: ‘Campanha: PT usa internet para combater ‘guerra suja’. Partido convoca internautas a se manifestarem por meio de blogs, chats, sites, e-mails em favor da candidatura Lula’. Isso significa assumir que a corrida presidencial já não pode desprezar as infovias.
Fui o visitante 5.950 do site de Luciano Bivar, candidato do PSL. Tudo bastante modesto, básico. A combinação azul-amarelo não é propriamente um convite ao olhar. E descubro, clicando aqui e ali, que o político em questão é favorável à pena de morte.
Cresce a consciência dos nossos políticos de que na web podem expor suas idéias, informar a sociedade, interagir com seus eleitores.
******
Doutor em Educação pela USP e escritor; www.perisse.com.br