Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Para Reuters, atentado em Madri foi ‘ataque de guerrilha’

A organização pró-Israel de monitoramento de mídia Honest Reporting [17/3/04], por ocasião do atentado em Madri e do ataque ao porto israelense de Ashdod, publicou um quadro comparativo entre alguns dos maiores veículos do mundo para mostrar como parte deles trata os ataques suicidas palestinos como se não fossem terrorismo. The New York Times, CNN, The Christian Science Monitor e The Guardian usaram a expressão ‘terror’ para descrever ambos os ataques, o que apontaria uma mudança de hábito por parte destes meios. Já AP, The Washington Post, BBC e AFP, só usaram o termo para falar do incidente na Espanha. A Honest Reporting destaca como absurda a postura da agência Reuters, que não classificou como terrorista nenhum dos ataques. Em suas matérias, a explosão de trens na estação Atocha, em Madri, foram um ‘ataque de guerrilha’.



Anunciados os indicados ao ‘Oscar das revistas’

A entrega dos National Magazine Awards, que premiam as melhores revistas dos EUA, terá uma emoção especial: Martha Stewart Living foi indicada na categoria de excelência geral, enquanto sua criadora, Martha Stewart, a rainha das artes domésticas americanas, aguarda sua sentença para condenação por fraude financeira, a ser anunciada em junho. Como informa o CBS Marketwatch [17/3/04], a festa do ‘Oscar da indústria editorial’ acontecerá no dia 5/5, em Nova York. A campeã de indicações, pelo 17o ano consecutivo, é The New Yorker, que concorre a 11 prêmios. Por faixas de circulação, os indicados foram:

** Acima de 2 milhões de exemplares – Martha Stewart Living, National Geographic, Newsweek, O, The Oprah Magazine e Time.

** De 1 milhão a 2 milhões – Business Week, Entertainment Weekly, ESPN The Magazine, Popular Science, Real Simple e Vogue.

** De 500 mil a 1 milhão – Gourmet, House & Garden, National Geographic Traveler, The New Yorker e Wired.

** De 250 mil a 500 mil – Bicycling, Budget Living, Details, Teen Vogue e Texas Monthly.

** De 100 mil a 250 mil – Chicago Magazine, CIO Magazine, Harper’s Magazine, Harvard Business Review e Time Out New York.

** Até 100 mil: The American Scholar, Aperture, The Chronicle of Higher Education, Nest e Print.