Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Personagem da net processa portais e buscadores

Jeremias José do Nascimento, este é o nome do cidadão brasileiro que ilustra centenas de vídeos, sites, blogs e comunidades de relacionamentos na rede mundial de computadores. Certamente você já deve ter visto ou escutado alguém falar deste personagem que aparece nas distintas opções do nosso rico ciberespaço.

Na maioria destas mensagens eletrônicas, expostas em sítios conhecidos e outros de autorias anônimas, o nordestino é retratado de forma ridicularizada, após ser preso por dirigir uma motocicleta sob o domínio do álcool. Segundo as informações destes mesmos veículos de comunicação, o infrator de 25 anos parece ser um velho conhecido da polícia de Caruaru (PE).

Companhias de comunicação que estão sendo processadas pelo pernambucano alegam em suas matérias que o condutor cometeu o crime de dirigir alcoolizado diversas vezes. Para as empresas, talvez este fato justifique as devidas retratações.

A última transgressão de Jeremias à legislação de trânsito ocorreu no mesmo município, localizado a 130 km da capital do estado. Neste novo embaraço com a lei, o jovem não transitava de moto. Sua condução era um cavalo. No lombo deste animal, e outra vez com um grau elevado de álcool no sangue, o cavalariano colocava em riscos pedestres e motoristas.

Zombar do entrevistado?

Como na primeira infração, os programas policialescos deram total cobertura ao caso. Até essa altura do campeonato, tudo certo? Provavelmente não! Quem teve a oportunidade de assistir aos vídeos amplamente difundidos na internet, nestes últimos três anos, pode explicar como foram realizados os procedimentos de entrevista e edição feita com o embriagado Jeremias, até o presente instante.

Conhecido na enciclopédia virtual Wikipédia como celebridade instantânea, Jeremias estaria errado em mover uma ação contra as empresas que usaram em diferentes contextos a sua imagem? O processante alega que o uso de sua figura por parte das corporações causou danos à sua pessoa e ainda gerou lucros a estes empreendimentos.

Entre as empresas processadas pelo conhecido infrator da CG-125 Honda e pelo cavalo desgovernado estão a TV Jornal Caruaru, SBT, Radio Jornal Caruaru, DV Produtora, Camiseteria Comércio de Roupas Ltda., Google Brasil Internet Ltda., Universo Online S/A, Globo.com, Internet Group do Brasil Ltda. e Terra Networks Brasil S.A.

Jeremias errou em dirigir bêbado. Mas qual o real interesse de um meio de comunicação que expõe para milhares de cidadãos um jovem controlado pelo álcool? Personagem que diz frases enroscadas e desconexas? Que jornalismo é esse que zomba do entrevistado?

Apesar de ter falhado com a lei e com sua própria saúde, a ação processual de Jeremias pode ser um exemplo para muitos outros brasileiros que são diariamente ridicularizados pela mídia banal.

******

Jornalista, pós-graduando em Linguagem, Cultura e Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR