A gigante de mídia espanhola Prisa e a Telecinco, cujo principal acionista é a italiana Mediaset, informaram na semana passada que concordaram com a fusão das operações televisivas na Espanha, em um acordo que vale mais de um bilhão de euros. Com isso, a Telecinco, uma das emissoras com maior audiência na Espanha, irá assumir o controle do canal Cuatro, da Prisa, assim como 22% das ações da unidade de TV paga Digital+.
Sob o acordo, a endividada Prisa – que publica o maior jornal espanhol, o El País – irá receber cerca de 18,3% da Telecinco, que é estimado em 550 milhões de euros, assim como 500 milhões de euros em dinheiro. Para financiar o negócio, a Telecinco irá emitir novas ações valendo 500 milhões de euros. A Mediaset é de propriedade do primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.
Os dois canais têm uma audiência combinada de 25% de share e a fusão irá torná-los ainda mais fortes para negociar com anunciantes, em um momento no qual a Espanha está sendo atingida pela pior recessão do país nas últimas cinco décadas. A recessão provocou uma queda significante nos lucros publicitários e, com a migração digital programada para ocorrer no ano que vem, o número de rivais será multiplicado.
Em fevereiro, o governo espanhol aprovou uma lei que eliminou um limite de 5% para propriedade cruzada de emissoras de TV, em uma atitude com o objetivo de facilitar fusões do setor. Também foi aprovada uma lei que proibiu anúncios nos canais públicos, a partir de janeiro de 2010, o que foi visto como um outro passo para ajudar as emissoras privadas. Anúncios nos canais estatais devem valer cerca de 500 milhões de euros por ano. Informações da AFP [18/12/09].