A Time Warner planeja bolar alternativas estratégicas para a America Online, divisão de negócios de internet da companhia. A AOL sofreu uma queda no número de assinantes no último ano, principalmente dos usuários do sistema de internet discada. Além disso, gasta quantias exorbitantes com campanhas de marketing, onde são distribuídos CDs de instalação para cadastrar possíveis novos clientes.
As soluções para a AOL passam pela venda, o spin-off (transformação da unidade em uma empresa independente da Time Warner) ou uma reestruturação significativa no negócio. Na próxima reunião do conselho da companhia, em abril, o diretor geral da AOL, Jonathan Miller, deverá apresentar a situação atual da empresa.
Há algum tempo, circulam rumores sobre a venda ou o spin-off da AOL e sobre a lista dos possíveis interessados em adquiri-la, formada pela InterActiveCorp, pela Yahoo! e por Steve Case, ex-presidente do conselho da AOL.
Não se sabe qual será o futuro da empresa, mas o presidente da Time Warner, Dick Parsons, já deu algumas dicas. Há pouco tempo, Parsons afirmou publicamente que o objetivo estratégico da companhia é expandir seu negócio de cabo. Com cerca de 11 milhões de assinantes, a Time Warner é a segunda maior operadora de cabo dos EUA, perdendo apenas para a Comcast. Parsons passou grande parte do ano passado espalhando bens para pagar as dívidas da companhia. Ele tenta agora reduzir para US$ 20 bilhões o valor das dívidas até o fim de 2004. Com informações de Tim Arango [New York Post, 17/3/04].