Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Revista de notícias pega leve nos EUA

A revista Newsweek vem enfrentando duras críticas por sua matéria de capa com a famosa fotógrafa americana Annie Leibovitz, informa artigo de Keith J. Kelly [New York Post, 27/9/06]. Alguns blogs vigilantes argumentam que, enquanto os americanos ficaram com o tema ‘Minha vida em fotos’ em capa de edição recente, três edições internacionais da revistas publicaram capas sobre o Afeganistão.


No currículo de Annie, ensaios fotográficos com John Lennon e a recente capa da Vanity Fair que mostrou ao mundo a filha do polêmico Tom Cruise. A fotógrafa afirma que recebe mais de US$ 2 milhões por ano para tirar fotos para revistas como Vanity Fair e Vogue.


Segundo a Gawker Media, pequena empresa que opera blogs de cultura e política nos EUA, a matéria da edição americana contou a longa amizade de Annie com a escritora e ativista Susan Sontag, falecida em 2004, mas não tratou da orientação sexual da fotógrafa.


‘As revistas semanais sempre dosaram hard news e notícias mais leves. Além do mais, nós temos direitos exclusivos no livro de Annie Leibovitz [uma coletânea de seu trabalho, Photographer´s Life: 1990-2005, ainda sem tradução]’, defendeu uma porta-voz da Newsweek, alegando ainda que a revista já publicou diversas capas sobre o Iraque e o Afeganistão nos EUA.


Há algum tempo, analistas vêm observando que são publicadas normalmente capas diferentes nos EUA e nas edições que vão para o exterior. Na versão americana, capas com temas de comportamento – como religião ou saúde –, ajudam a vender mais cópias do que as que tratam das duras notícias do cotidiano.