A Sony pediu desculpas à Igreja Anglicana por causa do jogo de computador Resistance: Fall of Man, noticia Jill Lawless [Associated Press, 15/6/07]. A igreja havia protestado contra uma cena que mostra um tiroteio entre soldados americanos e alienígenas dentro de uma catedral anglicana que se parece bastante com a Catedral de Manchester, no nordeste do Reino Unido.
Um porta-voz da empresa informou que foi enviada uma carta ao decano da Catedral, reverendo Rogers Govender. ‘Não foi nossa intenção ofender ao usar uma representação da Catedral de Manchester no capítulo oito do nosso jogo. Pedimos desculpas sinceras’, dizia a carta, que propunha também um encontro entre representantes da Sony e da igreja.
Doação
Govender afirmou que gostaria de encontrar os representantes para negociar a retirada da cena do jogo e a possibilidade de uma doação da Sony ao departamento educacional da igreja, que luta contra a violência com armas de fogo em Manchester. ‘No nosso ponto de vista, é um ato totalmente irresponsável uma empresa multinacional recriar de maneira realista o interior de qualquer prédio religioso, seja uma mesquita, uma sinagoga, ou, neste caso, uma catedral, e encorajar as pessoas a lutarem com armas no prédio’, disse o reverendo.
O primeiro-ministro Tony Blair, que deixa o cargo no dia 27/6, afirmou que empresas como a Sony deveriam focar mais em responsabilidades sociais e menos no lucro. A igreja se preocupou com a repercussão do jogo porque Manchester tem um histórico de violência relacionada a armas. Mas, na carta, a Sony afirmou que não aceitaria ‘conexões entre assuntos contemporâneos do século 21 em Manchester com o roteiro de ficção científica de um Reino Unido sob ataque de alienígenas na década de 50’. Dois milhões de unidades do jogo já foram vendidas em todo o mundo.