Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Três mortos em ataque brutal a editora cristã

Três pessoas foram amarradas e mortas em uma editora que distribui Bíblias na Turquia, na quarta-feira (18/4), em mais um ataque no que parece ser uma campanha contra a minoria cristã do país. Os assassinatos ocorreram na cidade de Malatya, conhecida como um forte ponto de expressão do nacionalismo turco.


Segundo o prefeito da cidade, duas das vítimas na editora Zirve foram encontradas mortas; a terceira chegou a ser levada com vida para o hospital, mas não resistiu. As três pessoas tiveram a garganta cortada e as mãos e pés amarrados. A polícia teria prendido quatro suspeitos e investiga se um homem que sofreu ferimentos na cabeça ao pular da janela da editora estaria envolvido no brutal ataque.


Ameaças


O gerente geral da Zirve contou à afiliada local da emissora CNN que seus funcionários receberam ameaças recentemente. A editora também já foi alvo de protestos de nacionalistas. A minoria cristã representa menos de 1% da população de 70 milhões de turcos. Ainda assim, parece haver o surgimento de uma onda contra não-muçulmanos no país.


Em fevereiro de 2006, um adolescente matou a tiro um padre católico que rezava em sua igreja; neste mesmo ano, outros dois padres sofreram ataques. Em novembro, a visita do papa Bento 16 à Turquia causou apreensão, mas foi recebida por protestos sem violência. No início de 2007, um jovem assassinou o jornalista armênio cristão Hrant Dink em Istambul. Informações de Benjamin Harvey [AP, 18/4/07].