O boom de matérias de saúde na imprensa – o que, segundo a indústria, turbina as vendas de remédios e equipamentos – não é acompanhado pela qualidade e o rigor necessários na apuração e redação do material jornalístico. Por outra parte, jornalistas bem-intencionados mas sem preparo prestam desserviços a editores e leitores quando não conseguem tornar atrativos temas importantes.
Estas e outras questões são objetos de uma pesquisa coordenada pela jornalista argentina Roxana Tabakman, bióloga e professora de Jornalismo Científico na Universidade de Belgrano, em Buenos Aires.
Roxana está em fase de levantamento de dados para uma pesquisa comparativa sobre jornalismo de saúde. A seguir, o questionário distribuído pela pesquisadora a jornalistas, preferencialmente a editores ou diretores de redação. São 12 perguntas cujo tempo de resposta é estimado em dois minutos. Os interessados em contribuir para o levantamento de dados da pesquisadora devem enviar suas respostas a Roxana Tabakman
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Qual é hoje a principal fonte de informação sobre saúde do cidadão?
A mídia
A família, os amigos
Médicos e outros profissionais de saúde
Qual é o nível de qualidade da informação médica que você vê todo dia na mídia?
Alto
Médio
Baixo
Variável
Na sua opinião, qual o grau de influência das informações oferecidas pela mídia nas decisões médicas pessoais?
Alta
Média
Baixa
Nenhuma
Depende da mídia
Depende da personalidade ou nível cultural do leitor/ouvinte/telespectador
Qual é a tolerância aceitável aos erros nas matérias de saúde?
Igual ao de outras seções
Alta, por ser um tema técnico
Baixa, pela influência que têm nas decisões pessoais
Como você acha que a mídia afeta o relacionamento dos pacientes com os seus médicos?
Melhora
Piora
Não muda
Não sei
Qual sua opinião sobre a seguinte frase do epidemiologista americano Melvin Bernade: ‘A mídia está transformando os Estados Unidos numa nação de hipocondríacos’?
Exagerada
Apropriada, mas não aplicável ao Brasil
Apropriada, e aplicável ao Brasil
Qual é a freqüência de publicação de matérias de saúde no seu veículo?
Todos os dias
Até 3 vezes por semana
Uma vez por semana
Uma vez por mês
Nunca
Quais são os fatores que influenciam a sua decisão de ter um tema de saúde na capa?
Espetacularidade da notícia
Número de pessoas potencialmente afetadas
Que fale de celebridades
Que seja positiva (exemplo: cura)
Que seja negativa (exemplo: aumento duma doença)
Nunca estão na capa
Se estão na capa, como essas matérias afetam nas vendas do seu veículo?
Aumentam
Caem
Não mudam
Não sei
Na sua opinião, quais são os temas ou enfoques que interessam mais ao leitor?
Problemas de saúde pública (exemplo: surto de dengue)
Enfoques temáticos (exemplo: hipertensão, obesidade), com ênfase nas pessoas e serviço (testes, guias etc).
Fronteiras da ciência ou tecnologia (exemplo: cirurgia a distância)
Eventos não rotineiros, acontecimentos únicos (exemplo: gêmeos siameses)
Tendências (exemplo: os tratamentos do futuro)
Tragédias (exemplo: sangue contaminado, erros médicos)
Polêmicas (exemplo: alimentos transgênicos)
Novidades científicas (pesquisa)
Outros
Faça um ranking de credibilidade (1 máx, 8 mín) das seguintes fontes de informação.
…… Médicos
…… Cientistas
…… Políticos
…… Esportistas
…… Empresas
…… ONGs
…… Jornalistas
…… Governo
Qual é o principal problema da cobertura da saúde?
Encontrar temas ou enfoques que interessem ao leitor
Encontrar jornalistas que sabem fazê-la de forma rigorosa e atrativa
A pressão que fazem os anunciantes
A dificuldade para ter informação confiável
Não há problemas
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Se for possível, envie também um comentário sobre o impacto concreto de uma matéria de saúde publicada no seu veículo.