A 32ª edição do Congresso Nacional dos Jornalistas acontece na Estalagem das Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto/MG, de 5 a 8 de julho, véspera do aniversário da cidade e início do tradicional Festival de Inverno. O Congresso dará início às comemorações dos 60 anos da Federação Nacional dos Jornalistas e tem como tema central ‘Liberdade de Imprensa e Democratização da Comunicação’. Os organizadores do evento, FENAJ e Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, aguardam a participação de 500 pessoas.
A abertura oficial do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas acontece na noite de quarta-feira, dia 5 de julho, a partir das 20h, com a conferência ‘Mídia e Poder’, a ser proferida pela filósofa Marilena Chauí, professora da USP. Outros destaques da programação serão as entrevistas coletivas com os candidatos à presidência da República. Eles já foram convidados para, em momentos diferenciados, exporem suas propostas para a área de comunicação e, logo após, concederem entrevistas a congressistas. As entrevistas serão publicadas no site da Fenaj.
A programação do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas está repleta de atividades. Na parte da manhã, serão realizados grandes painéis que abordarão os principais temas em debate pela categoria na atualidade. A discussão do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) contará, além da FENAJ, com a presença da OAB e da Ordem dos Jornalistas Italianos. Também convidada a participar, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) recusou o convite.
Para o debate sobre marco regulatório, no qual serão abordados temas como Lei de Imprensa e TV Digital, foi convidado o ministro Hélio Costa. Os jornalistas Ana Paula Padrão (SBT), Chico Pinheiro (Globo), Luiz Nassif (FSP) e Lúcia Hipólito (CBN) também foram convidados para os painéis sobre Código de Ética , mercado de trabalho e formação profissional.
Oficinas e grupos temáticos
O período das tardes será reservado para plenárias destinadas à votação de propostas pelos delegados. Simultaneamente, a comissão organizadora preparou, para os demais congressistas, grupos temáticos e oficinas. A oficina de Assessoria de Comunicação será oferecida pelo Confea, que apresentará fontes na área do desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e planejamento urbano. Já o Sebrae realizará ‘Clínicas Tecnológicas’ sobre Gestão de negócios em comunicação, tabela de serviços profissionais, inovação tecnológica e linguagem visual para jornal impresso. No ato da inscrição, o participante pode optar pelos temas de sua preferência.
Já os grupos temáticos serão cinco: Professores de Jornalismo – coordenado pelo FNPJ; Democratização da Comunicação – coordenado pelo FNDC; Jornalistas Afrodescendentes – coordenado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira); Direito Autoral – coordenado pela Apijor, e Movimento Estudantil – espaço destinado à articulação dos estudantes de jornalismo, com o objetivo de discutir a participação deste segmento na organização sindical dos jornalistas.
Encontro Nacional dos Jornalistas de Imagem
No dia 5 de julho, repórteres fotográficos, cinematográficos, diagramadores e ilustradores se reúnem em Ouro Preto para o IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem – IV ENJI. O evento, que antecede o 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, é um espaço de discussão sobre a realidade profissional deste segmento. Para este ano, os temas específicos escolhidos foram: a formação acadêmica e o uso de novas tecnologias. A organização do segmento também está na pauta do ENJI.
Nos sites www.jornalistasdeminas.org.br e www.fenaj.org.br já estão disponíveis links de acesso à página do Congresso, onde podem ser realizadas as inscrições e obtidas informações sobre a programação, hospedagem e formas de participação no evento. Para mais informações, entre em contato com os organizadores do evento.