CAMPANHA
Cobertura dos jornais favorece Kassab contra Alckmin e Marta, 23/9
‘A melhora dos índices de intenção de voto no candidato do DEM e o reiterado apoio de setores do PSDB ligados ao governador José Serra à sua candidatura continuam influenciando positivamente a cobertura da candidatura Kassab e desfavoravelmente a candidatura do tucano Geraldo Alckmin. As reportagens desfavoráveis à candidata Marta Suplicy foram motivadas pela divulgação e repercussão das pesquisas Ibope e Datafolha
Na semana de 12 a 19 a candidatura Gilberto Kassab foi a mais noticiada pelos jornais paulistanos, com 86 reportagens, das quais 41,9% classificadas pelos critérios do Observatório Brasileiro de Mídia como favoráveis, e apenas 26,7% como desfavoráveis. A candidatura de Geraldo Alckmin, objeto de 67 reportagens, foi tratada de modo desfavorável por 47,8% delas e de modo favorável por apenas 13,4%. Marta Suplicy, tema de 62 reportagens, foi tratada do modo desfavorável por 37,1% delas e de modo favorável por 29%.
A melhora dos índices de intenção de voto no candidato do DEM e o reiterado apoio de setores do PSDB ligados ao governador José Serra à sua candidatura continuam influenciando positivamente a cobertura da candidatura Kassab e desfavoravelmente a candidatura do tucano Geraldo Alckmin. Sobre a divisão do PSDB e o apoio de tucanos à candidatura Kassab, Alckmin teve 83,3% de reportagens desfavoráveis e Kassab 50% de favoráveis.
As reportagens desfavoráveis à candidata Marta Suplicy foram motivadas pela divulgação e repercussão das pesquisas Ibope e Datafolha no dia 13/09 e da pesquisa Datafolha no dia 19/09, pela participação da ex-prefeita em evento da Igreja Batista e pela repercussão de sua participação no debate da Band. A discussão sobre propostas de governo apresentadas pela petista com destaque à proposta de universalizar o acesso à internet também foram noticiadas desfavoravelmente à candidata do PT.
Na última semana, a publicação das pesquisas Datafolha e Ibope influenciaram a cobertura das candidaturas a prefeito do município de São Paulo. Do total de 274 reportagens, 103 foram relacionadas a publicação e repercussão das pesquisas eleitorais.
A divulgação das pesquisas de intenção de voto e o apoio de tucanos foram os assuntos que mais tiveram reportagens favoráveis ao candidato à reeleição. Do total de 24 reportagens sobre pesquisas eleitorais, 95,8% foram favoráveis a Gilberto Kassab.
Geraldo Alckmin e Marta Suplicy tiveram percentuais diferentes. O candidato tucano teve 22 reportagens sobre pesquisa de intenção de voto, destas 54,5% foram desfavoráveis e 27,3% favoráveis. A candidata Marta Suplicy teve 24 reportagens sobre as pesquisas Ibope e Datafolha. Destas, 37,5% foram desfavoráveis e 29,2% favoráveis.
Metodologia da pesquisa
Observação metodológica: as reportagens costumam tratar as candidaturas separadamente ou em conjunto. Classificamos o foco com o qual os candidatos são tratados nos textos jornalísticos em principal, secundário ou citação. Os textos são qualificados em favorável, desfavorável, ambíguo e equilibrado, de acordo com a capacidade que os mesmos têm de influenciar o voto nos candidatos aos quais se relacionam.
O relatório analisa reportagens dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Agora São Paulo e Jornal da Tarde sobre a cobertura dos candidatos Marta Suplicy, Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Paulo Maluf, Soninha Francine e Ivan Valente.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.