Com a proximidade das eleições, os principais jornais brasileiros vêm aumentando a cobertura do tema. Este fim de semana (4 e 5/3), Globo, Folha e Estadão trazem matérias sobre propaganda eleitoral e publicidade oficial.
Ano de eleição é ano de campanha. Por isso, governantes sedentos pela reeleição correm para mostrar, em campanhas publicitárias, seus feitos – que, muitas vezes, beneficiam mais a eles do que aos cidadãos. Como nota matéria assinada por Maria Lima, Regina Alvarez e Demétrio Weber no Globo, ‘especialistas e acadêmicos da área de publicidade condenam a tradição dos governantes brasileiros de querer sempre mostrar serviço em vez de produzir campanhas educativas que possam produzir mudanças positivas de comportamento na sociedade’.
Em editorial, a Folha alerta para o mesmo problema. Administradores ‘sempre encontram interstícios legais para transformar o que deveriam ser esclarecimentos públicos em deslavada autopromoção’, ressalta o artigo.
O Estadão chama atenção para a invasão – em breve – dos políticos na TV e no rádio. O texto, de autoria de Christiane Samarco, atesta que ‘ninguém duvida de que a TV é determinante para explicar o sobe e desce nas pesquisas’.
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