Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

As atrações do 6º Congresso da Abraji

 

A programação do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo ganhou mais seis painéis e nove palestrantes. O evento terá 73 palestras e cursos e mais de cem palestrantes. Dentre as novidades, há um workshop sobre o uso de tecnologia e técnicas de reportagem para promover transparência, modelo utilizado pela Sunlight Foundation, dos EUA.

Na palestra “DNA: o avanço das investigações policiais”, um representante da empresa Life Technologies apresentará as novas técnicas de investigação policial com o uso de DNA aplicadas nos EUA, enquanto um representante do Center on Media, Crime and Justice (vinculado à Universidade da Cidade de Nova York) falará do preparo necessário para que um jornalista acompanhe essas novas técnicas.

O painel “Conflitos no mundo árabe – notícias do front” terá participação do repórter da Folha de S.Paulo Samy Adghirni, que passou boa parte deste ano cobrindo a onda de revoltas nos países árabes, e o correspondente do Estado de S. Paulo Andrei Netto, que virou notícia ao ser preso na Líbia. Em “Jornalismo de emergência: a cobertura dos terremotos no Chile e no Japão”, Daniel Scola, da Rádio Gaúcha, que esteve no Japão após o terremoto e tsunami deste ano, se juntará a Nibaldo Mosciatti, radialista chileno que acompanhou o terremoto em seu país em 2010. A mesa terá moderação de João Paulo Charleaux, que cobriu os reflexos dos tremores no Haiti e no Chile. Eles falarão das peculiaridades de se fazer reportagem em lugares devastados por desastres naturais e do serviço que pode ser prestado pela imprensa nessas ocasiões.

Palestras e cursos confirmados

Rodney Pinder, da International News Safety Institute (INSI), vai se juntar a Marcelo Moreira (TV Globo), Andrei Netto (Estadão) e João Paulo Charleaux (Última Instância) no painel “Medidas de proteção para jornalistas em cobertura de conflitos armados – INSI”. João Moreira Salles, fundador da revista Piauí , que no ano passado recebeu o Prêmio Esso de informação científica, tecnológica e ecológica com a reportagem “Artur tem um problema”, também confirmou a sua participação no congresso. Novas palestras como “Cobertura de política e eleições em televisão”, com Fernando Mitre, da Band, “Crime: os desafios da cobertura policial”, com Marcelo Rezende, da Record, e “Banco de dados no jornalismo para iniciantes”, com Paulo Rebêlo, complementarão a programação.

6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011

Onde: São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia.

Inscrições no site da Abraji