Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Brasil sediará primeira edição de congresso mundial

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a Confederação Ibero-americana de Associações Científicas (Confibercom) e a Federação Brasileira de Associações Científicas (Socicom) realizarão no Brasil a 1º edição do Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, na ECA/USP.

Para o colunista da revista Imprensa e organizador do evento, José Marques de Melo, o congresso tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre os países ibero-americanos ainda vistos como periféricos pela comunidade cientifica internacional. “O Brasil está em segundo lugar na produção científica de comunicação e precisa se unir junto com nações irmãs para ter um lugar onde discutir temas em comum.”, diz ele.

A ideia de realizar o Confibercom resulta do “Protocolo de Guadalajara”, firmado em 23 de novembro de 2007 por dez organizações que representam a comunicação científica na Ibero-América. Ali foi estabelecido um pacto de fortalecer os laços entre as culturas ibero-americanas e projetá-las no cenário internacional difundindo conhecimento produzido por esses países. Como tema central o congresso vai tratar dos “Sistemas de Comunicação em tempos de diversidade cultural”, “Sistemas Ibero-americanos de Comunicação” e “Diversidade Cultural Ibero-americana”.

Melo também aponta que o congresso acontece após uma longa reflexão das principais lideranças acadêmicas do Brasil, México, Portugal e Espanha sobre a importância de reunir tal conhecimento. “Estamos diante de uma inserção compulsória das comunidades periféricas na comunidade acadêmica mundial. A diferença no caso da comunicação é que, diferente da matemática, ela muda de acordo com a cultura e as situações demográficas”, ressalta.

O pesquisador comenta que o Brasil vive uma ascensão em relação à produção científica brasileira. “Durante muitos anos o Brasil quase não produziu cientificamente. Mas a partir dos anos 1980, e em função do investimento, passamos ao segundo lugar em produção científica da comunicação”. O Brasil já foi responsável por dois congressos parecidos, no Guarujá em 1992 e em Porto Alegre no ano de 2004.

Serviço

1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana

Quando: de 31 de julho a 4 de agosto

Onde: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU – USP (Rua do Lago, 876, Cidade Universitária – São Paulo)