‘O ator Carlinhos, fantasiado de presidente Lula, tentava subir em uma escada, segura por Ceará e Vinicius, o primeiro vestido de Severino Cavalcanti e o segundo de Enéas Carneiro. Os três personagens do programa Pânico na Tevê improvisavam ontem meios de escalar os seis andares até o apartamento do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), na Asa Norte, para entrevistá-lo.
Embaixo do apartamento, cerca de 50 curiosos acompanhavam as filmagens e iniciaram um coro para que o deputado descesse. ‘Roberto Jefferson, Roberto Jefferson’ e ‘desde, desce’, gritavam os populares.
Para diminuir a confusão, foram chamados dez policiais militares. Sem saber muito o que fazer, eles davam ordens para diminuir a bagunça.’É proibido encostar escadas em patrimônio público’, determinou um dos policiais.
Como a escalada ao apartamento não dava certo, os três atores recorreram ao interfone. Uma voz atendeu e eles disseram: ‘É o correio, Roberto Jefferson, pode abrir que a carta é do Delúbio’.
Ontem, Jefferson teve aulas de canto de manhã, leu, recebeu petebistas e descansou. Evitou sair. Mas a confusão nos arredores continuava.
Um homem dizendo ser o babalorixá Roberval Zuqueda, afirmava ser o pai-de- santo de Jefferson e convocava uma entrevista coletiva para que todos pudessem saber ‘o que estava acontecendo com o Brasil espiritualmente’.’
TV BANDEIRANTES
Paulo Baraldi
‘Rede Bandeirantes lança canal agrícola ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 24/06/05
‘O presidente do grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, conseguiu desengavetar um sonho de oito anos. Há dois meses, colocou no ar o canal Terraviva. Investiu, com mais seis sócios, US$ 3 milhões e contratou 70 profissionais. São 24 horas de programação diária voltada para o setor agropecuário. Agora, vai tentar expandir a transmissão para mais canais no Brasil e no mundo, até mesmo pela internet.
‘Há muitos anos queria isso. Quando ia lançar, a RBS (rede de comunicações que atua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina) lançou um do mesmo tipo e deixamos de lado. Foi um erro, e há um ano e meio começamos a montar o Terraviva’, conta Saad. O canal, lançado oficialmente ontem, busca ser diferente de outros que também são voltados ao agronegócio, com uma grade mais ampla, composta por telejornais para o setor, programas de culinária típica, notícias diversas, incluindo as esportivas, exibição de leilões ao vivo e entretenimento. A idéia, segundo Saad, é estar ‘ao lado de quem produz, planta, fabrica, distribui; enfim, de toda a cadeia produtiva’.
Por enquanto, o canal é transmitido pela banda C, ou seja, a 16 milhões de antenas parabólicas. Na TV por assinatura, por meio da Tecsat, e, via cabo, pela TV Cidade, de Cuiabá e Recife. ‘Mas já há diversas solicitações para operadoras de TV a cabo independente’, afirma o diretor-geral do Terraviva, Aguinaldo de Fiori Filho. O grupo também conversa com parceiros internacionais para distribuição no exterior e briga na justiça para conseguir a transmissão por outras operadoras de TV por assinatura, como a Sky e DirecTV. ‘Não posso tolerar o monopólio na comunicação. Não pode haver um desequilíbrio entre canais nacionais e importados’, argumenta Saad.
O novo canal também vai gerar conteúdo do setor agropecuário para as demais emissoras da Bandeirantes. ‘Vai ser um provedor de conteúdos para todos os veículos’, diz Fiori Filho. Segundo ele, o grupo agora começa a fazer o marketing do canal, principalmente, em sua própria mídia, composto por jornal impresso, rádios e emissora de televisão.
No lançamento, na sede do grupo, em São Paulo, estiveram o ministro da Agricultura e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o secretário de Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira, e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.
Há um mês, a Bandeirantes lançou sua programação jornalística na freqüência FM, com 24 horas de informação pelo Band News FM.’
TV PAGA
Etienne Jacintho
‘Prepare-se para as reprises na TV paga ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 24/06/05
‘Depois de exibir ontem os finais de temporadas de According to Jim e CSI NY, o canal Sony mostra hoje o último episódio de Frasier, que chega ao fim após dez temporadas. O capítulo tem participação de Felicity Huffman (Lynette, de Desperate Housewives) e vai ao ar às 20h30. Terminam hoje ainda a 7ª temporada de Everybody Loves Raymond (19h) e o 4º ano de Law & Order: Criminal Intent (21h). A seguir, a agenda da Sony para este fim de temporada:
Amanhã: último episódio de 8 Simple Rules (19 h), com participação de Nicle Richie e de American Dream (20h) – ambas encerram carreira na TV.
Segunda-feira: Joan of Arcadia, às 20h, também entra em fim de linha. Às 21h, o canal exibe o fim da 7ª fase de Charmed.
Terça-feira tem episódio especial de Will&Grace – na 7ª temporada -, com presença de Alec Baldwin. Termina também o 3º ano de CSI: Miami, às 21h.
Quarta-feira, às 20h, vai ao ar o final mais aguardado do mês: o de CSI. O episódio, com duas horas de duração, foi dirigido por Quentin Tarantino. Antes, às 19h, Jennifer Garner completa o 3º ano de Alias, com participação de Isabella Rossellini. Las Vegas finaliza a 2ª temporada, às 22h.
Quinta-feira: fim da 1ª temporada de Desperate Housewives, às 21h, com revelações sobre a morte de Mary Alice. Seu suicídio é resolvido, mas outras questões surgem na trama. My Wife and Kids termina sua jornada de cinco temporadas, às 19h. A série foi cancelada e não terá volta.
Sexta-feira: finais da 7.ª temporada de The King of Queens (19h30) e da 4.ª fase de Scrubs (20h).
Sábado: fim do 2.º ano de Hope&Faith, às 19h.
Todas as séries serão reprisadas até a chegada das novas temporadas em novembro.
No AXN, os finais de temporada serão transmitidos apenas no fim de julho. Terminam NCIS e The Shield. O aguardado final de Lost só vai ao ar em agosto. O canal estréia em 1º de julho a 4ª fase de Andrômeda, às 20 horas.
O A&E Mundo coloca no ar, no dia 27, às 22 horas, o último episódio de Huff, que estreou bem nos EUA e já tem sua 2ª temporada garantida – está em fase de produção com a participação de Sharon Stone. Na Fox, 24 Horas acaba em julho.’
TV GLOBO
Daniel Castro
‘Novela das oito ‘rouba’ atrizes de minissérie’, copyright Folha de S. Paulo, 24/06/05
‘Já escaladas para a minissérie ‘JK’, as atrizes Ana Paula Arósio e Leandra Leal foram ‘roubadas’ por ‘Amor x Casamento’, novela de Manoel Carlos que substituirá ‘Belíssima’, próxima das oito.
A Globo prevê estrear ‘Amor x Casamento’ em meados de 2006. ‘JK’ irá ao ar antes, entre janeiro e a primeira semana de abril.
Não houve conflito que desgastasse a relação entre Manoel Carlos e Maria Adelaide Amaral e Alcides Ferreira, autores de ‘JK’. Mas houve, sim, um certo constrangimento, principalmente na disputa por Ana Paula Arósio.
‘Como novela das oito é prioridade, o Dennis [Carvalho, diretor de ‘JK’] não teve outra alternativa a não ser liberar as atrizes’, conta Maria Adelaide. Aparentemente arrependido, Manoel Carlos chegou a abrir mão de Arósio.
‘Quando eu pedi a Ana Paula, me informaram que ela já estava pedida para a minissérie sobre Juscelino Kubitschek. A direção artística da Globo, no entanto, achou que a atriz deve fazer a minha novela, já que até agora ela só participou de histórias de época e a empresa quer vê-la numa trama contemporânea. Fiquei feliz, claro, ainda que lamente pela amiga Maria Adelaide’, relata Manoel Carlos. A Globo confirma.
Em ‘JK’, Arósio seria Yedda Schmidt, mulher de Augusto Schmidt (Antonio Calloni), espécie de marqueteiro do presidente Kubitschek. Leandra seria a empresária Lilian Gonçalves jovem.
OUTRO CANAL
Ladeira O SBT, que em 2002 era a 320ª maior empresa do país, despencou para a 452ª posição na edição 2004 do anuário ‘Melhores e Maiores’, da revista ‘Exame’, que chega às bancas no dia 30. Segundo a publicação, suas vendas caíram no ano passado 11,4% em valores convertidos para o dólar (total de US$ 235,7 milhões).
Subida Ainda segundo a ‘Exame’, o SBT foi a 18ª empresa que ‘mais encolheu’ em 2004 numa lista de 20. Já a Globo fechou o ano como a 52ª maior empresa do país (era a 57ª em 2003).
Redondo Além de Record e Band, a até pouco tempo deficitária TV Cultura também está interessada em transmitir a Copa de 2006. As negociações começaram em recente visita de Marcelo Campos Pinto, da Globo Esportes (detentora dos direitos), à emissora pública paulista. O SBT estuda entrar na disputa pelo Mundial.
Mato O fazendeiro Carlos Massa, o Ratinho, que também é apresentador do SBT, esteve ontem na Band, no lançamento oficial do canal de agronegócios Terra Viva, que está nas parabólicas.
Light A edição São Paulo do ‘Tudo a Ver’, que substituiu o ‘Cidade Alerta’, bateu o SBT no Ibope pela primeira vez. Anteontem, deu nove pontos, contra sete. E o ‘talk-show’ ‘Fora do Ar’, do SBT, encostou na Globo nos 15 minutos finais. O placar, nesse período, foi de dez pontos para a Globo a oito para o SBT.’