Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Carlos Franco

‘Rede de varejo consolida dianteira à frente de gigantes como Unilever e GM

A Casas Bahia consolidou a sua posição de maior anunciante do País no ranking Ibope-Monitor, tendo investido R$ 645 milhões de janeiro a agosto, 145% mais que no mesmo período do ano passado. A pesquisa do instituto em parceria com o jornal Propaganda & Marketing, da Editora Referência, leva em conta o investimento dos anunciantes com base nos preços de tabela dos veículos de comunicação, sem considerar os descontos, que podem implicar deflação média de 40%. é o que explica também a posição da Liderança, instituição financeira de capitalização do Grupo Silvio Santos, na nona posição do ranking, embora concentre o seu investimento em veículo do mesmo grupo, o SBT.

No segundo lugar do ranking está a empresa que, durante décadas, foi líder do grupo de maiores anunciantes do País, a Unilever, enquanto em terceiro lugar aparece a GM, que tem reforçado as campanhas de varejo, especialmente dos modelos Celta, Corsa e Astra. A TIM Brasil, que tem investido pesado nos mercados do Rio e São Paulo, aparece em quarta lugar e teve grande influência para que a agência Lew, Lara ocupasse a quinta posição no ranking da agências, liderado pela Y&R, que tem a conta das Casas Bahia e que movimentou R$ 1,1 bilhão no período.

A importância da Casas Bahia para a Y&R é tanta que a agência está constituindo filial em São Caetano do Sul, onde está a sede da líder do varejo brasileiro, para atender ao cliente de forma mais ágil.

A Publicis Salles Norton é a segunda maior agência do País em faturamento de mídia, seguida da J.W. Thompson e McCann-Erickson. No ranking das agências, apenas três de capital 100% nacional figuram na lista das 15 maiores, Lew, Lara, Africa e DPZ.

Entre os anunciantes, uma das surpresas é a presença da Lojas Marabraz entre os 15 maiores anunciantes, reforçando a idéia de que o varejo ainda lidera a principal fatia da publicidades brasileira, com o Grupo Pão de Açúcar ocupando a 6.ª posição no ranking e o Ponto Frio a 12.ª’



Cibele Santos

‘Revistas crescem 5,9% nos EUA’, copyright MMOnline, 20/09/04

‘Lideradas por People, Sports Illustrated e Time, as Top 300 de Ad Age somaram receita publicitária de US$ 22,96 bilhões em 2003, contra US$ 9,53 bilhões de circulação

A receita bruta de publicidade e de circulação das 300 maiores revistas dos Estados Unidos atingiu US$ 32,49 bilhões em 2003, um crescimento de 5,9% comparado ao ano anterior. Segundo o relatório Magazine Report de Advertising Age, publicado em 20 de setembro, as Top 300 ultrapassaram a marca de US$ 31,23 bilhões de 2000 e sinalizaram para a recuperação do setor após dois anos seguidos de retração.

Três títulos semanais da Time Inc., divisão da Time Warner – People, Sports Illustrated e Time – lideraram o ranking de receita bruta total, com US$ 1,24 bilhão, US$ 936,2 milhões e US$ 920,8 milhões respectivamente. A Time ocupou o lugar da TV Guide, que recuou para a quarta posição com US$ 916,6 milhões (ganho de 1,3%); por outro lado, a publicação da Gemstar-TV Guide International foi a que registrou a maior receita de circulação (US$ 541,1 milhões), apesar da queda de 2% que refletiu a perda de 21,5% da venda em bancas. Já a People dominou em anúncios, com receita publicitária bruta de US$ 751 milhões (avanço de 5,2%).

No geral, as Top 300 somaram receita publicitária bruta de US$ 22,96 bilhões (adição de 7,6%) e US$ 9,53 bilhões de circulação (0,9%).

Baseado em dados do Publishers Information Bureau, o relatório indica que as páginas de anúncio avançaram 0,9% no total (para 345.502), estimuladas pelas categorias automotiva (ganho de 9,7%), drogas e medicamentos (10,9%), decoração doméstica (6,8%), e produtos de cuidados pessoais e cosméticos (4,5%).

As revistas de interesse geral, que responderam por 70% das páginas publicitárias, adicionaram 2,1% páginas, enquanto os títulos de negócios perderam 1,8%.’



DM9 / PUBLICIDADE
Bruno Rosa

‘DM9, de Nizan, muda aos 15 anos’, copyright Jornal do Brasil, 26/09/04

‘Uma das maiores agências de publicidade do país, a DM9DDB está completando 15 anos em grande estilo e com muitas mudanças. Com investimentos milionários, a agência se prepara para veicular neste fim de semana a primeira campanha institucional para celebrar a data. Além disso, Sérgio Valente, atual vice-presidente de criação da agência, passará a comandar a agência no próximo ano.

– Estamos trabalhando com os olhos voltados para os próximos 15 anos. Estamos preparando a agência para o futuro. Por isso, decidimos criar uma campanha para mostrar o que a agência é hoje – explica Valente.

A campanha que começa neste final de semana terá duas fases. Na primeira será veiculado um filme na TV aberta e outros sete na TV a cabo, além de peças para mídia impressa, exterior e internet. Na sexta à noite, os funcionários da própria agência gravaram um jingle para as rádios. Com o mote a DM9 é …, a a agência brasileira escalou um time de primeiro escalão para estrelar os comerciais: os principais diretores da DDB mundial.

O principal deles é o chairman da DDB WorldWide, Keith Reinhard, que aparece dando um depoimento em uma das sete peças. Além dele, participam os presidentes da América Latina, Canadá, Austrália, Inglaterra e diretores da Alemanha. E, depois, um filme com todos juntos.

O atual presidente da DM9, João Augusto Valente, ainda será o futuro presidente da holding YPY, hoje presidida por Nizan Guanaes. Em 1997, a DM9 se associou à DDB. Em 2000, Nizan e Valente venderam sua participação na DM9 para o grupo mundial, época em que a dupla criou o provedor de Internet Gratuita, o iG. Em 2002, a dupla voltou à agência. Desta vez, com o projeto de criar a holding YPY, já que havia a idéia de abrir outras duas agências. Em menos de dois anos, a Africa e a MPM foram lançadas no mercado e mostraram-se mais lucrativas que o previsto, pois já estão entre as 20 maiores do país.

Isso despertou o interesse do grupo americano. De olho em novos investidores, Nizan e a DDB já estudam uma nova parceria. Ainda em negociação, a DDB vai adquirir até 10% das ações da holding YPY – o que daria ao grupo internacional o poder de participar nas decisões das outras duas agências e de contas importantes como a Brahma, Nivea e Gradiente. Resta saber, se a parceria vai incluir mudanças no nome como AfricaDDB e MPMDDB.

Só a DM9 – a sétima maior agência do país – é responsável pela comunicação de empresas como a rede varejista Ponto Frio, a fabricante de veículos Honda, a cerveja Bohemia e o banco Itaú. Além do escritório em São Paulo, a agência possui filiais no Rio de Janeiro e em Brasília.

Os funcionários da DM9, devido às comemorações de aniversário, farão intercâmbios em outras agências da DDB Wordwide.

– Vamos iniciar programas que inclui palestras com profissionais além de treinamentos no exterior – afirma Valente.’